segunda-feira, 16 de abril de 2012

AGRADECIMENTOS À NOSSA SENHORA DA PENHA

Foto: Andre Pinto na entrada da capela de Penha de Francia, que dá acesso à caverna onde foi descoberta a primeira imagem de Nossa Senhora da Penha, por Simão Vela, em 1434, na Província de Castilla e Leon, na Espanha. Crédito da foto: Luiz Pinto.




Agradeço publicamente as graças recebidas por Nossa Senhora da Penha, por ter me recuperado de grave acidente na BR 101, em 29 de abril de 2007, onde quase perdi minha vida. Seguem abaixo algumas de minhas poesias pelas graças recebidas.

 Fotos: Igreja da Penha de Irajá - Rio de Janeiro - Complexo do Alemão

PENHA DE ATAFONA

Nossa Senhora da Penha,
Do cume espanhol escarpado,
Que a sua proteção me tenha!
E perdoa-me o pecado!

Penha que milagres fez,
Que muitos devotos salvou,
Em Portugal, sua fé ampliou,
E as pragas, espantou de vez!

Nossa Senhora da Penha,
No Brasil, chega em Vila Velha,
E na mata e morro se embrenha,
É pura fé que se espelha.

Vem a Penha de Irajá!,
No Rio, é fé bem à tona!,
Mas lugar bom para se orar,
É mesmo a Penha de Atafona!

Andre Pinto 18/04/09
X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.

NOBRE PESCADOR

Oh, nobre pescador!
Que à mares bravios, lhe sangra
ores forte, com temor!
encontres logo sua angra!

Segures firme no timão!
olhai o leme - a ti conduz!
E no grande mar de ilusão
vedes logo o farol, é tua luz!

Oh, nobre pescador!
fazes de tua pesca, a resenha!
um presente do senhor!
Se é Graça de Nossa Senhora da Penha,
é somente por sua fé e amor!

Andre Pinto - São João da Barra - RJ 07/04/2010
X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

A PROCISSÃO DA PENHA

Momentos de fé, Sacrifício, espirituosidade,
Com terço na mão e andando à pé,
Enfim, sinto a santidade!

Tocar no manto,
E sentir na alma!
Traz um clamor e pranto,
Que me faz orar com calma!

Reencontrar velhos amigos,
Assistir à santa missa,
É estar livre dos perigos,
É ter novos rumos, premissas!

Assim vou na servidão,
Vendo tudo o que acontece,
Sentido a força da minha prece,
Sendo mais um na procissão!

E nessa linha de crente,
Não tenho qualquer solidão,
Que a nossa Penha vá na frente!
Puxando toda a MULTIDÃO!
Viva Nossa Senhora da Penha
E explodam os fógos da tradição!

*Por Andre Pinto 06/04/2010
X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

SALAMANCA SAGRADA


Vinde à Penha de França!
Vinde agora à Salamanca!
Lugar onde o homem é criança,
Onde a fé brilha, se estanca!

Penha de França! Penha de França!
Deu à luz, em luz, à Jesus!,
És nossa eterna esperança!
Viva a Nossa Senhora da Penha!

* Por Andre Pinto - abril/ 2011
X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

SALA DAS VELAS
(Homenagem à Simão Vela - 1434, Espanha)

Acendi uma vela sagrada,
Fazendo devoção ferrenha,
E me ajoelhando na escada,
Vi a imagem da Penha!

-Milagre ! Milagre!
Eu gritei sem parar!
Não era vinho, nem vinagre!
Eram lágrimas no olhar!

Como és linda, ó minha santa!
Morena pele, acetinada!
Sua benção me acalanta!
Seu coração é minha morada!

Obrigado, mãezinha dos penhascos!

* Por Andre Pinto - outubro de 2011


x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

A RESISTÊNCIA, FÉ E VICE-VERSA

O navio Aquidabã,
Que adernou em Atafona,
Tinha missão bem sã!
Mas..., desviaria água de tona?

A Igrejinha da "Penha da foz"
forte tal qual pedra de lióz
resistiria com ferros e mós,
à força do rio - à grandes nós?

E assim se deu o milagre!
A água do rio, encolhera..., quase sumira!
Era um festival de bagre e também traíra!
A igrejinha não foi invadida pelo rio!
E sim por pescadores!

Milagre! Milagre!
Glória à Deus!


Acabou o calafrio!

O ano de 1906 nunca mais será esquecido,
Pois foi mais um milagre merecido,
De Nossa Senhora da Penha!

* Por Andre Pinto - Abril de 2012