domingo, 14 de outubro de 2012

NADA CONTRA OFF ROADS, MAS...





Vendo as placas educativas de proteção das tartarugas marinhas na Praia de Atafona, logo percebemos que a área é de importância para a desova de tartaruguinhas vindas de mares bem distantes. Tomara que as placas perdurem por um bom tempo e não sofram com as ações de vândalos que gostam de pichar em muros e ruínas.

Ao mesmo tempo  em que fotografava esta placa, quase fui surpreendido por uma veículo 4x4 que passava em meia velocidade ao meu lado em direção à praia, por cima da areia que provavelmente poderia estar abrigando um ninho de desova. Lamentável. Eu nem quis fotografar o dito cujo para evitar confusões. Os turistas do SESC Mineiro param para ler a placa e tirar fotografias, mas não entendem o porque de veículos estarem transitando numa área que é vulnerável, pela biota existente, e por ser local de visitação turística às ruínas, sujeita à prováveis atropelamentos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra também já colocou diversas placas de educação no trânsito restringindo o tráfego em áreas de preservação permanente, mas muitos motoristas não vem respeitando estas placas, postas em pontos estratégicos das praias.