domingo, 30 de novembro de 2008

SEMASP FAZ CICLO DE PALESTRAS SOBRE A LAGOA DO SALGADO NO CIEP GLADYS TEIXEIRA

A primeira palestra foi para comemorar a inauguração do Muni Espaço da Ciência do Ciep Gladys Teixeira e nada melhor que boas informações sobre meio ambiente. Pensando nisso, as responsáveis pela implantação do mini espaço convidaram para ministrar uma palestra aos alunos o ambientalista e membro da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, André Pinto. O tema, unindo meio ambiente e o próprio município, foi a Lagoa do Salgado, uma das riquezas naturais de São João da Barra e que poderá ser transformada em Patrimônio Geopalenteológico da Humanidade, já que uma solicitação junto à Unesco nesse sentido já foi feita. Única da América Latina do gênero, ela difere das demais por ser hipersalina e por possuir um sítio com materiais fosseis. Durante a palestra, que teve cerca de uma hora de duração, essas e outras particularidades da lagoa, como, por exemplo, algumas lendas que a cercam, foram passadas de forma bastante direta e descontraída aos alunos.
— Achei muito legal a palestra, porque pudemos saber mais sobre essa riqueza que está situada dentro de nosso município. Recebi informações sobre coisas que eu desconhecia envolvendo fenômenos referentes à lagoa e, também, a respeito de algumas lendas que a cercam — destaca a estudante da 5º ano do ensino fundamental do primeiro segmento, Desirée Nascimento.
A segunda palestra foi dada no dia 26/11/08 na parte da manhã para mais de 200 alunos, divididos em duas apresentações, além da participação de grande parte das professoras que participam do programa de multiplicação ambiental do município em parceria com a LLX, além do corpo administrativo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra.
Para André Pinto, Marco Pacheco e equipe de Educação Ambiental da SEMASP, o próximo passo é de realização de turismo - pedagógico - ambiental com a visitação dos alunos à lagoa para os próximos bimestres de 2009. "Não só é importante a disseminação de informações sobre a lagoa, como também o conhecimento ao vivo, para se tornar algo inesquecível na formação da consciência ambiental das crianças e professoras" disse André Pinto.

Nenhum comentário: