quarta-feira, 1 de agosto de 2012

GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS TEVE SELO REGISTRADO NO INPI




GOVERNO DO ESTADO OBTÉM REGISTRO DA LOGOMARCA DO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS


Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, estudo será levado à chancela da Unesco ainda em 2012


 O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, obteve o certificado de registro da logomarca para o estudo que prevê a criação de um Geoparque no Estado do Rio de Janeiro. A marca foi desenvolvida pelo designer Ricardo Leite, da Crama Design Estratégico, e o pedido para seu registro foi levado ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pela secretaria.

O estudo do Geoparque Costões e Lagunas abrange 16 municípios do litoral fluminense, em uma área que vai de Maricá até São Francisco de Itabapoana. O documento criado pelo Governo do Estado, municípios envolvidos e universidades será submetido à chancela da Unesco até o fim de 2012. O selo concedido pelo organismo internacional garante reconhecimento mundial à região, através da Rede Global de Geoparques, estimulando o turismo cientifico e cultural.

Reunindo os mapas da África e do Brasil, a logomarca criada pela Crama Design Estratégico faz alusão às variadas formas da biodiversidade comuns aos dois continentes e presentes na costa fluminense. As cores laranja e azul representam, respectivamente, a terra e as águas de oceanos, lagos e rios. O Estado do Rio também é destacado para marcar a sede do novo Geoparque. Já a figura humana reflete a ação do homem para a conservação do meio ambiente.

– Podemos dizer que a logomarca é autoexplicativa. A fusão dos elementos destacados pela Crama sintetiza perfeitamente a relevância que um geoparque pode trazer ao nosso estado. Traduz ainda, de forma gráfica, a presença de geossítios portadores de informações essenciais para o entendimento da evolução de nosso planeta – destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Angela Procópio.


Fonte: SEDEIS