sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PREFEITA DE CAMPOS ASSINOU TERMO DE ADESÃO AO GEOPARQUE

Foto: Reunião do Geoparque em Campos dos Goytacazes. Foto de Camila Canholoto.


PREFEITA ROSINHA GAROTINHO ADERIU AO GEOPARQUE
COSTÕES ROCHOSOS E LAGUNAS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campos dos Goytacazes realizou nesta sexta-feira, 07/10, a sua reunião pública para a participação na criação do GEOPARQUE DOS COSTÕES ROCHOSOS E LAGUNAS, que englobará desde o município de Maricá até São Francisco do Itabapoana.

O professor Vitor Nascimento, da UFRJ, que já fez parte da equipe do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - DRM-RJ esteve ministrando a palestra sobre  a importância da criação do GEOPARQUE DOS COSTÕES ROCHOSOS E LAGUNAS, para um público aproximado de 40 pessoas, de diversos municípios e instituições. Na plateia, muitos estudantes de geografia do próprio IFF, puderam conhecer de perto os projetos apresentados, cujo número de municípios participantes alcançou a 16 unidades.

Os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campos dos Goytacazes apresentaram aos presentes o termo de adesão da prefeitura municipal com a assinatura da Prefeita Rosinha Garotinho, comprovando que o município quer participar do processo e dar a sua contribuição.

 A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra esteve presente ao evento que aconteceu em um dos auditórios do IFF de Campos dos Goytacazes e fez as suas indicações e sugestões aos apresentadores. O Projeto Pólem - Pólo São João da Barra também compareceu, bem como o Pólem de Campos. 

Segundo a própria organização do evento, feita pela Dra. em geologia, Kátia Mansur, haverá uma reunião geral dos municípios participantes para os próximos dias, na Fazenda Campos Novos (local em que Charles Darwin pernoitou quando de sua expedição científica no século retrasado), em Cabo Frio.

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP está finalizando o seu dossiê sobre o município sanjoanense bem como está recolhendo assinaturas das instituições sanjoanenses interessadas em serem signatárias do termo de adesão para a criação do GEOPARQUE DOS COSTÕES ROCHOSOS E LAGUNAS. Na semana que entra, a prefeita municipal de São João da Barra, Carla Maria Machado dos Santos, receberá o dossiê de São João da Barra para ser enviado à UNESCO (breve relatório de atrativos naturais, históricos, culturais, científicos, etc) bem como o termo de adesão ao incentivo de criação do GEOPARQUE COSTÕES ROCHOSOS E LAGUNAS.

Vale lembrar que os municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes dividem juntos um dos maiores atrativos naturais do mundo científico, ou seja, a LAGOA SALGADA, um patrimônio geopaleontológico da humanidade, que tem diversos trabalhos acadêmicos de dissertação de mestrado e doutorado por sua condição hipersalina, com cianobactérias, estromatólitos, entre tantas outras curiosidades do mundo científico, divulgados em congressos nacionais e internacionais.


Recentemente, o NEA/SEMASP realizou uma saída de campo com estudantes da Escola Municipal Luiz Délio Mendonça à Lagoa Salgada, onde participaram de uma dinâmica ambiental e realizaram o GEOTURISMO, fazendo importantes descobertas. Outras escolas públicas já participaram do evento de educação ambiental.