sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SJB PROMOVEU II SIPAT


Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.


PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR...

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  - CIPA - da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, tendo como atual presidente o técnico em enfermagem, Derval Azeredo,  realizou nesta semana, de 03 À 07/10 uma série de importantes atividades pelo II SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho.

Com uma programação diária, o II SIPAT conscientizou os funcionários da Santa Casa para assuntos ligados à segurança do trabalho, adequações às normas técnicas vigentes, mobilização funcional, harmonização do ambiente de trabalho entre outras questões. Na segunda-feira que passou, houve a palestra com o tema: “Percepções de Riscos”, proferida pelo Sr. Elton, engenheiro de segurança do trabalho. Na terça-feira houve uma palestra sobre “lesões Comuns”, proferida pelo Dr. Fernando César. Na quarta-feira, foi a vez da participação do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, que apresentou filme, slides e convidou a União Norte Fluminense para explanar sobre a Coleta de Lixo Hospitalar no Município, através de apresentação do Gestor Ambiental, Matheus Patrão.

O Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente, Alex Firme, que é formado em cursos técnicos em segurança do trabalho e em gestão ambiental, esteve no evento e abriu o ciclo de palestras da quarta-feira, destacando a importância de se respeitarem as normas de segurança aliadas às diretrizes ambientais, por meio de modelos de sistema de gestão eficazes. O Sub-secretário de Meio Ambiente, após sua explanação, ainda recebeu algumas contribuições em perguntas dos funcionários daquela instituição hospitalar, para melhoria do sistema de coleta de lixo hospitalar em outros setores e unidades do sistema de saúde municipal. Algumas medidas foram atendidas ainda na quarta-feira, após o encontro com o grupo de trabalho do CIPA, afirmou Alex Firme.

O Técnico Ambiental da SEMASP, Marco Pacheco, apresentou ainda, na mesma quarta-feira, projetos de coleta seletiva que vem sendo feitos pelo município nas escolas públicas e apresentou juntamente com o assessor de planejamento e gestão ambiental da SEMASP, Andre Pinto, um filme sobre coleta seletiva na comunidade, abrindo à seguir, um amplo debate sobre os resíduos sólidos no município.

A bióloga Eliane Souza Correa, que faz parte da atual comissão da CIPA, ressaltou que a realização do II SIPA tem sido muito importante para a motivação organizacional e conhecimento de novos conceitos sobre o trato e descarte do lixo hospitalar. Para Eliane, “A atual gestão fez um bom trabalho durante seu mandato e procurou sanar as não-conformidades encontradas”, afirmou.

A atual Comissão da CIPA da Santa Casa, que terá o seu mandato até 18/20/2011 próximo é composta por Derval Azeredo, Eliane Souza Correa, Telma Garcez, Pedro Bessa, Renata Gonçalves, Arialdo, Alessandra Silva Soares e Maria Lúcia França.

A eleição da nova diretoria da CIPA da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, deixou assim constituída: Janice Maia Pedra, Derval Azeredo, Tânia Vilaça, Mislene dos Santos Silva, Elton Hermógenes e Rosângela Barreto de Andrade, com mandato de 18/10/2011 até 18/10/2012.

Para o Administrador da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, Renato Martins, “eventos como estes somam na busca da excelência de nossos serviços e são bem vindos por nossa gestão para o aperfeiçoamento de nosso pessoal”, afirmou.

Na quinta-feira, 06/10, a programação do II SIPAT prosseguiu com palestras sobre “Higienizações no local de trabalho”, proferida pela enfermeira Geisiane e no dia 07/10, prosseguiu com o tema “Medidas Básicas de Prevenções de Acidentes”, proferida pelo Dr. Yuri Paschoal (traumato ortopedista). As palestras aconteceram sempre às 14 horas, todos os dias.