quarta-feira, 4 de julho de 2012

LOCALIDADE DE MATO ESCURO TERÁ COOPERATIVA MODELO

A COOPERJAH é um nome muito forte que faz alusão ao nome divino de Javé, Iavé ou Jeová, nos disse o seu presidente, Jeremias, que já foi presidente da Associação de Produtores Rurais de Mato Escuro. Na verdade, fora  o nome fantasia expressivo, trata-se da Cooperativa Central de Produção Agrícola e de Orgânicos de São João da Barra Ltda.

Sendo uma cooperativa que tem em seu quadro administrativo os dirigentes e associados de diversas associações da região, tem a mesma tudo para dar certo. As ideias são muitas, segundo seu atual presidente. Para se ter ideia da dimensão desta cooperativa, em seu cadastro junto à Jucerja, ela possui mais de 90 atividades a serem desenvolvidas e seu estatuto prevê uma participação democrática dos diversos setores produtivos do município.

Desde a venda de produtos agrícolas, verduras e leguminosas para escolas e outras entidades, produção de orgânicos, produção de leite, prestação e recebimento de serviços ambientais até incubadora de outras cooperativas, são as metas desta diretoria.

A COOPERJAH já está com todo o seu registro em dia, inclusive podendo emitir nota fiscal eletrônica. Os grandes empreendimentos ligados ao porto já pensam em adquirir da COOPERJAH a produção de alimentos para os seus canteiros de obras, no entanto, a cooperativa trabalhará somente com a venda programada de sua safra. Com certeza será um arranjo produtivo que dará certo. O próximo passo é ver um espaço na localidade para se montar a logística, afirmou Jeremias. 

Parabéns Jeremias!