quarta-feira, 12 de novembro de 2014

GUIAMENTO ABORDA A SECA HISTÓRICA DO RIO PARAÍBA DO SUL EM SÃO JOÃO DA BARRA



Vinte e sete estudantes e seis professores da Escola Estadual Teotônio Ferreira de Araújo, da cidade de Campos dos Goytacazes visitaram o centro histórico de São João da Barra e a foz de Atafona com o guia e assessor de cultura do Palácio Cultural Carlos Martins, Andre Pinto, nesta quarta-feira 12 de novembro de 2014. Aproveitaram para conhecer o painel do Projeto Caminhos Geológicos, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura Municipal de São João da Barra, que fala sobre o avanço do mar naquela região.

O Projeto Caminhos Geológicos do DRM também está incluído no Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro ao qual São João da Barra está incluída e faz um grande sucesso como equipamento didático-pedagógico entre os visitantes e educadores. Em São João da Barra são dois painéis existentes: um na Lagoa Salgada - patrimônio geopaleontológico da humanidade, e outro em Atafona - que retrata a luta do rio, do homem e do mar.


Com o guiamento na sede, os estudantes puderam observar a seca do rio Paraíba do Sul junto à cidade - que decretou estado de emergência recentemente, para restabelecer o abastecimento de água para a população. Não se tem uma seca destas nos últimos 80 anos e a visitação dos estudantes aos Cais do Imperador foi para mostrar que naquele local aportavam, no auge da navegação fluvial em 1880-1890, setenta navios por mês em São João da Barra. A navegação de vapores para o transporte de passageiros e mercadorias era constante, afirmou o guia em turismo, Andre Pinto. Depois o rio foi ficando com navegação impraticável por diversos motivos (desmatamentos no Vale do Paraíba pela cafeicultura, construção de hidrelétricas, desvios de 60% de águas para o sistema Guandu, irrigação descontrolada por canais abertos, extração de areia, etc) até que não se viram mais os navios chegarem por aqui, completou.


O guiamento mostrou a realidade do município: com a atual seca do rio Paraíba do Sul, até as canoas tem dificuldades de navegação e aquele rio caudaloso que abastecia a cidade, está com pouquíssima profundidade e suas águas com língua salina que avançam da foz à montante, já tendo chegado algumas vezes ao município vizinho de Campos dos Goytacazes. A CEDAE de São João da Barra tem captado água salgada e tem tido dificuldades para o tratamento da mesma à população, quando não suspende o abastecimento por um ou dois dias seguidos.É um tempo para muitas reflexões e atitudes sustentáveis, concluiu o guia em turismo da cidade.


Após a visitação ambiental, os estudantes e professores partiram para conhecerem os patrimônios culturais que foram objeto de certificação internacional pela Herity, há um ano atrás. A visitação terminou no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, onde foram mostradas as espécies exóticas e endêmicas do rio Paraíba do Sul, entre outras descobertas.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra - RJ recebe as escolas do próprio município e municípios vizinhos de braços abertos mediante agendamentos prévios e disponibiliza guias especializados para o percurso. Tudo gratuito. O procedimento é entrar em contato com a mesma pelo telefone (22) 2741-7878.