sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MULHERES DE ATAFONA COMEMORAM DIA NACIONAL DE CULTURA COM PALESTRA E GUIAMENTO






PROJETO AÇÃO MULHER, - da Chevron e a Ong CIEDS - comemora dia nacional da cultura com palestra no salão do IDEHA sobre patrimônios materiais e imateriais de Atafona, ministrada pelo guia em turismo Andre Pinto. A palestra terminou com a caminhada das mulheres marisqueiras de Atafona ao manguezal da foz do rio Paraíba do Sul, com a contação da lenda do Mangue da Moça Bonita. O Projeto conta com 60 mulheres em São João da Barra e tem o objetivo de estimular o protagonismo feminino para o exercício da mobilização comunitária e a formação de rede entre poder público, empresas privadas e sociedade civil em prol dos direitos das mulheres e suas famílias.

O projeto pretende contribuir para o desenvolvimento dos municípios atendidos, através do conhecimento adquirido pelas mulheres sobre responsabilidade social, políticas públicas e cidadania, de defesa de direitos e cultura de paz.





Os municípios alcançados são Anchieta - ES, São Francisco do Itabapoana - RJ e São João da Barra. Ao todo são 180 mulheres, entre 16 e 49 anos chefes de família, moradoras dos municípios atendidos, preferencialmente beneficiadas por algum programa governamental de transferência de renda e ligadas à atividades ligadas à pesca.





As atividades desenvolvidas vão desde a formação em conteúdos como direitos humanos e direitos das mulheres, ética e cidadania, mundo do trabalho, economia solidária, finanças pessoais, cooperativismo, formação de redes, gestão de pequenos negócios e geração de renda, bem como participação em fóruns e atividades culturais.





Os destaques estão por conta das premiações de R$3.000,00 para as duas ideias que mais se destacarem em cada município; criação do diagnóstico territorial e divulgação de dados à sociedade, e; Realização de feiras solidárias nos três municípios.





O curso estará sediado nas instalações do IDEHA, em Atafona, às terças e quintas-feiras.