sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

AH, EUGENIA TOMENTOSA, COMO É BOM TE SABOREAR...

Foto: Andre Pinto seleciona as "cabeludinhas" para servirem de um bom aperitivo no natal deste ano. Crédito da foto: Eloína Gomes Pinto.
UMA TAREFA CABELUDA! Hoje, bem cedinho, tive uma tarefa muito difícil. Catar centenas de "cabeludinhas" maduras que caíram do pé, por causa dos fortes ventos da madrugada sanjoanense. Não foi fácil para mim, pois acordei com o meu pé esquerdo um pouco duro e a barriga não estava deixando eu apanhar as frutinhas amarelas encaixadas na areia, ainda molhada, da Chácara Dois Irmãos. Mas, o exercício me ajudou a perder algumas gramas hoje. Essa frutinha é especial!. Dizem que é prima da jabuticaba, mas essa prima não faz depilação e é amarelinha - como os chineses que estão chegando por aqui. O gostinho da "pelotinha amarela" é um azedinho doce fenomenal! Ela poca na boca! Ela se dá muito bem no solo arenoso de São João da Barra - RJ. Um fato curioso que vi nesta manhã, ligado ao pé de cabeluda, foi que, debaixo deste pé de árvore, havia um par de havaianas rosa com um dos pés com as tiras arrebentadas. O par de chinelo não foi resgatado. Deve ter sido alguma criança ou mulher que chupava a frutinha e acabou se apavorando com alguma coisa que viu no terreno da chácara e correu assustada! Dizem que este terreno é mau assombrado... Nunca vi nada. Esse negócio de assombração vem desde o tempo que minha avó Nilza Amaral regava as roseiras por lá! Deixa quieto, né Tia Pepenha?! Cabeludinha! Êta frutinha gostosa! É uma pena que ela não seja comercial. A geleia dela é um manjar dos Deuses! Tanto os galhos, a casca da fruta e a semente tem pêlos, daí o seu nome "Cabeludinha". Muito interessante! Os passarinhos adoram essa árvore e frutos! Os troncos mais antigos, ficam com aberturas que dão entradas para formiguinhas e formigões. O Tamanduá-Mirin adora atacar os formigueiros desta árvore por causa da boa quantidade de formigas existentes em seus caules secos. Em nossa restinga há uma boa quantidade ainda desta espécie nativa maravilhosa. Eu já tirei diversas mudas desta árvore e doei para o Horto Municipal de São João da Barra, atrvés de meu banco particular de sementes. LICOR DA CABELUDA Eu tenho um amigo chamado Walmir Lopes Baldino, que agora é o "Rei do Gado" em São João da Barra e vai nos preparar uma garrafada tamanho família de um belo aperitivo para ser degustado no ano novo! Até lá, creio que a cabeluda já tenha curtido o bastante dentro de um bom líquido que "passarinho não bebe"! Para quem não conhece a "cabeluda" ou "cabeludinha" - depende do tamanho e da quantidade de pêlos - o blog dispõe da informação científica extraída de alguns sites da google buscas.
Foto: As "cabeludas" são frutinhas de sabores ímpares, encontradas nas restingas em geral, mas em São João da Barra, no Norte Fluminense, elas tem um gosto especial!. Crédito da foto: Andre Pinto.
CABELUDINHA
Nome Popular: Cabeluda, cabeludinha. Nome Científico: Eugenia tomentosa Família Botânica: Myrtacea Características Gerais: Árvore com cerca de 8 m de altura. Ramos eretos, glabros, escuros e flexíveis. Partes jovens da planta recobertas por pêlos brancos. Folhas opostas, na cor verde-escura, pecíolos curtos, elípticas e agudas nas duas extremidades com glândulas translúcidas na folha, num único ou poucos planos de inserção, de 4 a 7 cm de comprimento, nervura da face inferior saliente. Flores brancas, pequenas e numerosas. Fruto baga, de forma quase globosa, coroado por uma cicatriz de restos da flor, casca grossa, na cor amarelo-canário, pubescente, possui uma ou duas sementes grandes, polpa suculenta e sementes com sabor adstringente. Frutas de cabeluda, árvore nativa da restinga sanjoanense, na Chácara Dois Irmãos. Crédito da Foto: Andre Pinto. Um pote e duas mudas nativas: Planta maior - Cabeluda. Planta menor - Juá (juazeiro) , em mudas retiradas por sementes da Chácara Dois Irmãos, de Andre Pinto. Crédito da foto: Andre Pinto. O fruto da cabeluda na sua árvore nativa à espera de um passarinho qualquer... Crédito da foto: Andre Pinto.

Nenhum comentário: