quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MEMÓRIAS DO AMIGO RENATO MACHADO

RENATO MACHADO DEIXA SAUDADES
HISTÓRIAS DE UMA RÁDIO DOS TEMPOS DE OUTRORA


Foi com muita tristeza que recebi a notícia pelo SMS do celular, nesta manhã de quarta-feira, do falecimento do amigo Renato Machado, o Renatinho.

Segundo divulgado na imprensa, o Renatinho foi assassinado por dois elementos, levando quatro tiros à queima roupa, quando abriu o seu portão de casa, que fica nos fundos da Rádio Barra FM, cujo era o atual presidente. Uma covardia!

Neste momento, desejo muita paz de espírito aos seus familiares, onde a dor da perda possa ser amenizada com o conforto das palavras de vida eterna, prometidas por nosso Deus Jeová e e seu amado filho Jesus Cristo.

Renato era um amigo de família. O meu pai, o saudoso escritor João Oscar, tinha o costume de chamá-lo de  "Renatinho Ranulfo Vidigal", pela ligação que Renatinho tinha com o ex-prefeito de São João da Barra e por ter sido o Presidente da Juventude Socialista do PDT em São João da Barra na década de 90. Ele gostava muito de conversar com o velho João Oscar e sempre tinha tempo para pedir conselhos e aprender sobre a história de SJB e fatos políticos.

Certa vez, eu, Renatinho e Reginaldo Terra, montamos o primeiro protótipo de rádio comunitária em São João da Barra, localizada no sobrado da antiga Héliogás, de Ijael Rocha, na Rua Joaquim Thomás de Aquino Filho, no centro da cidade.

Colocamos caixas de som nos postes da avenida e fazíamos uma programação musical, com informações locais e divulgação de promoções do comércio das redondezas. O sistema de operação era arcaico para não dizer, jurássico, mas funcionava a contento. Desde aquela ápoca, o Renatinho era empreendedor e gostava da locução em rádio. 

Nos carnavais desta terra, além de Renato ter feito a alegria dos moradores e turistas com as apresentações da sua bailarina, também participei com ele, por uns três anos, de brincadeiras de rua como a "Acadebicha de Ginástica", juntamente com outros animados amigos.

São tantas memórias que vivenciamos neste momento de angústia pela perda deste amigo que deixou a sua marca na radiodifusão sanjoanense, que só reunido forças para poder colocar neste blog outras façanhas do Renatinho.

Descanse em paz amigo Renato Machado!