sábado, 12 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA EM TERESÓPOLIS: ANDRE PINTO VISITA MUTIRÃO MODELO

Capa do Jornal O Diário de Teresópolis, de 12/01/2013, de propriedade do meu amigo Wanderley Perez. Fonte: www.odiariodeteresopolis.com.br

ANDRE PINTO VISITA AMIGOS QUE FORAM DESABRIGADOS

Neste final de ano, estive em Teresópolis para visitar parentes e aproveitei para percorrer os locais  que foram mais atingidos pela tragédia de 2011, com as fortes chuvas e enxurradas. Como Teresopolitano, já havia ficado chocado com tamanho desastre natural em 2011, pois muitos conhecidos meus se foram com esta inesquecível tragédia. Já em janeiro de 2007, perdi em Sumidouro, sete pessoas da família, todos soterrados em deslizamento de encosta, o que marcou uma outra tragédia na região serrana. Foi um ano difícil para todos nós.

Em recente visita à Teresópolis, encontrei com um amigo de faculdade de administração, o Marcos Tokuda, que havia  me dito que havia perdido a sua agência de automóveis no centro da cidade e que quase se afogou nas águas do rio Paquequer, pois o seu galpão havia chegado à altura de três metros d`água. Ele acabou saindo por uma janela do segundo andar de sua agência e procurando abrigo em residências vizinhas. Os carros de terceiros foram todos perdidos, bem como o seu mobiliário de escritório e documentações.

Tokuda também perdeu os móveis de sua casa. E não foi só uma vez não. Foram três vezes. Várias vezes recebeu doações de móveis, feitas por amigos, e hoje ele rejeita as doações, pois sabe que poderá perdê-las a qualquer momento, devido a volta de enxurradas.

Hoje, Marcos Tokuda é vendedor da Fiat, em Teresópolis, e tenta se erguer para administrar melhor as despesas do lar. A sua esposa espera um novo filho, que deve ser a esperança de dias melhores, assim frisou o amigo Tokuda.

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ESTÃO DANDO UM EXEMPLO DE AMOR E CIDADANIA

O governo municipal quase não fez nada pelos teresopolitanos, na gestão anterior. O governo estadual também enrolou muito na concessão de aluguéis sociais e em obras de contenção, correção de leitos de rio, pavimentação, etc.

Diante de tanta inércia do Poder Público, quem se sobressaiu foram as Testemunhas de Jeová. Estive presente no bairro de Albuquerque, no final de ano, e pude ver com meus próprios olhos um dos melhores mutirões de construção de casas populares em favor dos membros batizados e estudantes Testemunhas de Jeová. São ao todo 30 casas sendo construídas e mais de cem voluntários em trabalho de mutirão. O Terreno foi adquirido pela Ajuda Humanitária das Testemunhas de Jeová com doações nacionais e internacionais. 

São pessoas de várias congregações do país que doam o seu tempo, em amor cristão, para construção de casas populares para os atingidos pela tragédia de 2011.

Fiquei emocionado com o grau de organização do grupo e poder de doação de materiais. Fui recebido pelo irmão Marcomede, de Ribeirão Preto, que me mostrou a construção das casas populares, como reforço de estrutura e alicerces.

São casas dotadas de sala, dois quartos, cozinha banheiro e área de serviço, bem próximas à RJ 130, que dão acesso de Teresópolis para Friburgo em local previamente estudado para a segurança dos futuros moradores.

Enquanto isso, as casas do governo do estado não saíram e, por consequência não foram entregues aos necessitados, muitos considerados desabrigados ambientais de Teresópolis.

As Testemunhas de Jeová dão mais uma vez o exemplo, mostrando que a fé cristã, pela organização, só tem trazido bons frutos, em espírito de solidariedade e cidadania com o próximo. Valeu a pena ter visitado a vila em Albuquerque. O estado tem muito a aprender com as Testemunhas de Jeová!

Foto: Testemunhas de Jeová construindo casas para os Teresopolitanos. foto de Andre Pinto.

Foto: Andre Pinto com o Testemunha de Jeová, Marcomede, de Ribeirão Preto, mostrando a casas em fase de acabamento em Teresópolis. Foto de Cecília Pinto.

Foto: A engenharia de alicerces segue uma técnica trançada, para se evitarem deslizamentos por debaixo das casas. foto de Andre Pinto.

Foto: Visão central das várias casas que estão sendo construídas pelas Testemunhas de Jeová em Teresópolis. Foto de Andre Pinto.


UM EXEMPLO DE COMPETÊNCIA - VALE A PENA VER O VÍDEO