quinta-feira, 6 de maio de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA A CAMINHO DE CRIAÇÃO DE MUSEUS

Foto: Do lado esquerdo: De costas - está Dona Neuza (bibliotecária), Ana Cristina (bibliotecária da Sec. Estadual de Cultura), Luciene Figueiredo (Museóloga da Sec. Estadual de Cultura), Professor Antônio Neves (Secretário Municipal de Comunicação), Wilson de Oliveira (Diretor do Cine Teatro São João) e José Augsto Pieroccini (artista plástico do Palácio Cultural); Do lado Direito: Sr. Ivo (Centro Cultural Narcisa Amália), Perila Rodrigues (Diretora do Centro Cultural Narcisa Amália), Andre Pinto (Guia em Turismo Regional), Vânia Pantoja (Diretora da Estação das Artes Derly Machado), Geraldo "Branco" (Diretor de agremiação carnavalesca) e Bruno Costa (Jornalista)
Sistema Estadual de Museus visita São João da Barra A cultura de São João da Barra vem sendo resgatada na gestão da prefeita Carla Machado. Prédios históricos recuperados, incentivo ao artesanato, aos grupos culturais e qualificação no setor. Para ampliar estas ações, os diversos setores da cultura municipal estiveram reunidos com as representantes do Sistema Estadual de Museus, nesta quarta-feira (05), no Palácio Cultural Carlos Martins, realizando posteriormente um passeio turístico pelo município. Luciene Figueiredo dos Santos, assessora chefe do Sistema Estadual de Museus, e Ana Cristina Ferreira do Vale, gerente do órgão, ficaram encantadas com a riqueza cultural de São João da Barra e pretendem fortalecer o elo com o Estado para fins de inserção de projetos de fomento à cultura. “É um privilégio estar com uma equipe deste nível e comprometida inteiramente com projetos culturais. Como esta estirpe nunca vi.”, referindo-se aos representantes do Cine Teatro São João, Centro Cultural Narciza Amália, Palácio Cultural Carlos Martins, Estação das Artes Derly Machado, guia de turismo, agremiações carnavalescas, que estavam presentes na reunião. As representantes do órgão estadual enfatizaram que o momento é muito bom para cultura e enumerou alguns projetos que podem se tornar realidade a partir de parceria com o governo do estado, tais como: “gestão de documentação de acervo, curso de restauração de documentos antigos, curso de conservação e preservação de documentos, elaboração de projetos via lei Rouanet (federal) e lei de ICMS (estadual), entre outros. Na oportunidade, foi colocado que o município poderá em breve ter o seu primeiro museu e que a assessoria do Sistema Estadual de Museus vai ser de suma importância para a concretização deste projeto. “Podemos buscar junto ao Tribunal de Justiça no Rio acervos da época da escravidão referentes a São João da Barra, podemos criar uma lei de tombamento imaterial, podemos qualificar os funcionários de carreira no setor de museologia, mostrando que temos todo o perfil e estrutura para a instalação de um ou mais museus”, ressalta André Pinto, um dos representantes da municipalidade na reunião, que recentemente participou da 1ª edição da Oficina Museus e Turismo, do Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. * Por Bruno Costa

Um comentário:

Viviane Mendes disse...

Fico muito feliz em mais essa iniciativa. O acervo cda época da escravidão é sempre interessante e ainda poderíamos recolher também objetos referentes a "primeira"época que São João da Barra era refência portuária.
Conte comigo para esta empreitada.