sexta-feira, 8 de junho de 2012

ALERJ RESGATA MEMÓRIA DO TREM EM TERESÓPOLIS

RESGATANDO A MEMÓRIA DO TREM



"A Assembleia Legislativa do Rio  (Alerj) aprovou nesta terça-feira (05/06), em primeira discussão, o projeto de lei 1.592/08, que tomba, tornando parte do Patrimônio Arquitetônico e Cultural do estado, os sítios  históricos da Estrada de Ferro no município de Teresópolis, na Região Serrana. O status, que torna proibida a descaracterização da antiga linha, foi proposta pelo deputado Alessandro Calazans (PMN). 





Na justificativa que acompanha a proposta, o parlamentar cita os trechos a serem tombados “Apesar do passar dos anos e do descaso com a memória, o acaso preservou, em Teresópolis, três sítios históricos do trem: a Ponte  Sloper, o Pontilhão da Rua São Francisco e o Túnel da Beira Linha. 





Estes locais guardam a memória do trem, tão importante para o progresso do município, surgido através da Estrada de Ferro”, cita."



Fonte: Jornal do Brasil/ 05/06/2012



Em São João da Barra, com as estações de Atafona, Sede e Barcelos, bem que o Estado também poderia aprovar uma lei de tombamento para nossos sítios! São estações ímpares! Taí mais uma boa sugestão para o nosso Conselho Municipal de Cultura.