quarta-feira, 30 de abril de 2008

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE TERESÓPOLIS REEDITA LIVRO DE JOÃO OSCAR “SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DE TERESÓPOLIS”

O EVENTO
A ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, em iniciativa inédita na cidade serrana de Teresópolis-RJ, realiza em grande estilo, em comemoração aos seus 70 anos de existência, o lançamento da reedição do livro “Subsídios para a História de Teresópolis” do escritor, poeta e historiador sanjoanense, João Oscar Amaral Pinto, neste dia 02 de maio, sexta-feira, às 19 horas na sua sede social à Av. J.J. de Araújo Regadas, n.º 142, centro, Teresópolis-RJ , com entrada livre a todos. A iniciativa partiu de uma conversa formal entre o Presidente daquela entidade, Sr. Rogério Gazale Féo e Sr. Roberto Féo com a viúva do escritor, Cecília Rodrigues do Amaral Pinto (aposentada) e seus filhos Luiz Alberto Rodrigues Pinto (Advogado e Professor) e André Luiz Rodrigues Pinto (Administrador e Técnico em Turismo), que em concordância imediata resolveram doar para os teresopolitanos, principalmente os alunos da rede pública de ensino, os direitos autorais da referida obra que há muito encontrava-se esgotada (três décadas). Grande desejo de João Oscar, que em vida, gostaria de destinar gratuitamente sua obra aos alunos carentes e bibliotecas do município, se vivo fosse, estaria vendo agora que seu desejo fora cumprido de forma honrosa e junto a uma entidade de toda a credibilidade possível.
AS HOMENAGENS ANTERIORES
André Pinto, seu filho mais novo, também poeta, que é residente em São João da Barra, muito feliz com esta iniciativa, demonstra que não se pode somente esperar a iniciativa do Poder Público, principalmente o de Teresópolis que não se interessou pelo projeto, mas é preciso confiar na iniciativa privada que tem a responsabilidade com seus munícipes e ainda aproveita o incentivo de leis culturais como a Lei Ruanet para resgatar obras raras. Lembra ainda André Pinto, que esta não foi uma iniciativa única a ser feita com as obras de João Oscar. Em 2006, logo após a morte de João Oscar, A Prefeita Carla Machado, através do Centro Cultural Narcisa Amália, fez belíssima homenagem ao historiador reeditando a sua obra romance intitulada “A Saga de um Herói Negro”, onde distribuiu vários livros para as escolas municipais de São João da Barra. Na verdade, a Prefeita Carla Machado fez a 1ª homenagem póstuma ao mestre João Oscar e que agora vem se sucedendo por segmentos privados em outros municípios a exemplo de Teresópolis-RJ. A 2ª homenagem póstuma foi feita pela Academia Campista de Letras na gestão do Presidente Herbson de Freitas, onde André Pinto explanou aos acadêmicos sobre a vida e obras de João Oscar. As homenagens à João Oscar não param por aí. O vereador de Teresópolis, Antônio Francisco, do DEM, da atual legislatura, nascido em Praça João Pessoa, na atual São Francisco do Itabapoana, que conheceu meu pai por muitos anos, apresentou projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade por aquela Casa de Leis para dar à uma praça da cidade o nome de João Oscar. A Praça está sendo concluída e em breve haverá inauguração. Na Fundação Educacional Serra dos Órgãos – FESO, João Oscar também tem seu nome estampado em diversas placas de homenagem de formandos, seja como professor, paraninfo, diretor ou Presidente. João Oscar deixou muitas lembranças em Teresópolis, fez muito amigos, conheceu sua esposa, casou-se por lá e teve seus dois filhos nascidos naquela cidade.
OS TRABALHOS DO FILHO MAIS NOVO EM HOMENAGEM À JOÃO OSCAR
André Pinto, que já recebeu o título de cidadão sanjoanense, vem desenvolvendo na sua biblioteca particular, deixada por seu pai, um importante projeto cultural para os alunos da rede pública de ensino de São João da Barra, que visa publicar em meio eletrônico (digital) a história completa de seu pai João Oscar, resumo de suas obras publicadas e genealogias, com DVD de dados e imagens. Parte do material está na gráfica Luartson em elaboração e o patrocínio está sendo negociado com diversas empresas que prezam pela cultura e resgate histórico, onde em meados de 2010 terá em mãos o DVD-piloto. Deseja também que o material seja distribuído gratuitamente para as escolas municipais de São João da Barra.
OS AGRADECIMENTOS DA FAMÍLIA
Finalizando, gostaria de parabenizar toda a iniciativa privada de Teresópolis, representada pela diretoria da ACIAT, principalmente Roberto Féo e seu filho Rogério Gazale Féo, competente Presidente da ACIAT por ter dado o devido valor a esta obra histórica, por ter respeitado os direitos autorais dos herdeiros do escritor João Oscar e por ter recebido a minha família de forma carinhosa, com muita atenção e respeito à memória de meu pai, que permanece viva entre nós. André Pinto.

Nenhum comentário: