sexta-feira, 31 de outubro de 2008

DOIS PÉS DE JABUTICABA COMPLETAM O SESQUICENTENÁRIO COM MUITA FRUTA NA CHÁCARA DE ANDRÉ PINTO

Foto: Jabuticabeira da chácara de André Pinto.
Duas vezes por ano , a chácara de André Pinto é muito procurada pelos vizinhos e amigos da redondeza para poderem apreciar mais um espetáculo da natureza que é o período da brotação das jabuticabas nos espessos caules existentes daquela espécie.
André Pinto desde que era criança, quando nem morava em São João da Barra ainda, brincava com seu irmão Luiz Alberto e diversos amigos, nas férias escolares ( Luiz André Raposo, Pedro das Chagas, Marcelo de Acyr, Dito de Leôncio, Valdecyr Ângelo, etc) naqueles dois enormes pés de jabuticaba, fazendo balanços, se dependurando como primatas, guerreando de badoque, fazendo casa-matas, catando pipas no topo das jabuticabeiras, enfim, saltando das árvores para a areia, todos feitos loucos.
Estas duas árvores jabuticabeiras sempre foram os "xodós" do velho e saudoso João Oscar. Ele dava "estouro" em quem subisse no pé quando estava carregado e só poderiam tirar jabuticaba com a utilização de varas.
Certa vez, eu estava com meus nove anos de idade, quando houve uma superprodução de jabuticabas e foi tanta fruta que eu e meu irmão fomos para a calçada com uma bacia cheia delas e vendíamos um saquinho de leite cheio por uma quantia de R$0,20 (vinte centavos) e achávamos o negócio muito lucrativo. O meu pai ria muito com as nossas travessuras de pequenos empreendedores.
Hoje, as jabuticabeiras, como nós todos, sentimos muito a ausência de nosso pai, mas elas continuam produzindo seus deliciosos frutos, e meu pai dizia, antes de morrer, que a idade delas deveria ser mais de 150 anos, uma vez que ele já comprou a propriedade com elas dentro em tamanho adulto.
A mãe de André Pinto, Cecília, ainda faz deliciosos licores de jabuticaba, cachaça de jabuticaba, geléia de jabuticaba e bolo de jabuticaba, todos de deixarem água na boca. Ela é fera mesmo. Nesta safra André Pinto já tirou várias sementes para serem plantadas no seu viveiro particular da rua dos Passos.
Estórias a parte, muita coisa já aconteceu com as jabuticabeiras da chácara de André Pinto. elas são o testemunho vivo de muita coisa. André mesmo, já tirou muitas mudas e deu para amigos e conhecidos numa forma de eternizar as matriarcas jabuticabeiras.
André Pinto tem notado que a cada ano que passa a produção diminui um pouco, acreditando ser por causa do desaparecimento de abelhas responsáveis pela polinização das flores. Neste propósito, a mãe de André Pinto, a Cecilia resolveu plantar diversas espécies de flores na chácara no propósito de atrair mais as trabalhadoras abelhinhas silvestres.
Fotos (acima e abaixo): Algumas plantas atraem as abelhas na chácara de André Pinto
Agora é aguardar a próxima brotação para aguçar a degustação!!!

Nenhum comentário: