segunda-feira, 20 de outubro de 2008

XI FÓRUM DA FAFIC CONVIDA ANDRÉ PINTO PARA PALESTRAR SOBRE TURISMO PEDAGÓGICO-AMBIENTAL

FOTO: Diretora Vera Carvalho, da Faculdade de Turismo, apresenta André Pinto aos participantes do Fórum da UNIFLU/FAFIC sobre Turismo pedagógico-ambiental.
FOTO: André Pinto dá palestra no XI Fórum da UNIFLU FAFIC, no SESC Mineiro em Grussaí.
Nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2008, foi realizado no SESC mineiro de Grussaí o XI Fórum de Qualificação Profissional da UNIFLU FAFIC. Sob a coordenação de Vera Carvalho, Diretora da Faculdade de Turismo, foram realizadas inúmeras palestras com temas variados e com a presença de diversos alunos e empresários do trade turístico regional.
A direção da FAFIC, sabendo do enorme sucesso que a Prefeitura Municipal de São João da Barra vem tendo quanto aos trabalhos de Turismo Pedagógico-ambiental executados pela SEMASP, SEMEC e do Portal Costa Doce, junto com alunos da rede municipal de ensino tanto do município como de outros municípios vizinhos e também com visitantes, solicitou do funcionário público da SEMASP, André Pinto, a realização de uma oficina com o tema " Turismo Pedagógico e Meio Ambiente", que foi realizada no dia 18 de outubro no auditório do Centro de Convenções do SESC Mineiro.
André Pinto, que é funcionário da SEMASP, guia em turismo regional pela turisrio com especialização em turismo científico pelo Projeto de Erosão Costeira da UFF, explanou aos presentes sobre o incentivo dado pelo Governo Carla Machado aos que desejam investir em turismo no território sanjoanense, exemplificando o projeto Empresa Legal, que veio a incubar a agência de turismo de sua esposa Maysa Ines - o Portal Costa Doce de Turismo Receptivo - e dá todo o suporte de sobrevivência da mesma, onde ele administra, bem como explanou dos excelentes equipamentos turísticos-pedagógicos feitos nesta gestão pública municipal, a exemplo do Espaço da Ciência, da passarela dos cadeirantes, do portal turístico, da participação na ABAV, da criação do DVD turístico e da elaboração do inventário turístico, além da remodelação do Novo Balneário de Atafona e da rustilização dos atrativos naturais através da proteção com cercas de eucalipto tratados em parceria com o Ministério Público Estadual e o plantio de coqueiros, além da adequação de equipamentos turísticos (quiosques) à legislação ambiental referente aos despejos de resíduos e efluentes em Áreas de Preservação Permanentes (quiosques da orla com sistemas modernos de fossa-filtro). Ademais, nos projetos urbanísticos, frisou André Pinto, que a acessibilidade ao portador de necessidades especiais foi favorecida, além da futura criação de um belo centro gastronômico na Praia de Atafona.
André Pinto explanou sobre o sucesso da parceria da SEMASP/SEMEC/Portal Costa Doce e outras escolas públicas e particulares, da interação dos profissionais, Marco Pacheco (NEA-BC-PETROBRÀS) e Luiz Henrique (Técnico Ambiental da SEMASP) no preparativo do Turismo pedagógico-ambiental, além da facilidade de transporte dos alunos junto à SEMEC.
Estavam presentes ao evento, além de professores, alunos e visitantes do SESC Mineiro, a Assessora do Gabinete da Prefeita, Christiane de Assis, A Secretária de Educação Graça Maria Vicente Viana, além dos expositores do Projeto Vivarte, do Departamento de Cultura da SEMEC. A oficina terminou com a entrega, por Vera Carvalho - Diretora da Faculdade de Turismo - dos DVD turísticos sobre os atrativos de São João da Barra produzidos pela PMSJB, onde foi feito um convite ao guia André Pinto para se fazer um guiamento em escuna aos alunos da oficina de ambientação da Fafic, que deverá ser todo falado em lingua inglesa. O guiamento será marcado para os próximos dias com a supervisão do Professor Marcos Diniz, da Fafic.
Após o encerramento da oficina, todos os presentes puderam ver o artesanato sanjoanense exposto no mesmo salão, mencionando os belíssimos trabalhos de pintura de Augusto Pieroccini, o artesanato reciclado de oratórios de Izabel Gregório, o artesanato de tabúa, pele e escama de peixe, entre outros.
Marcos Sá, Secretário Municipal de Meio Ambiente, animado com o reconhecimento do projeto está ampliando o alcance do mesmo e pede aos interessados que entrem em contato com André Pinto, Marco Pacheco ou Luiz Henrique na SEMASP pelo telefone 2741-7878 r:313 Por. André Pinto.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Diretora da FAFIC é: REGINA POLLY SARDINHA.