quarta-feira, 8 de outubro de 2008

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE FAZ GUIAMENTO AMBIENTAL PARA ALUNOS DA FAETEC

No dia 07/10/08 a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra - SEMASP, fez uma guiamento ambiental matinal para os alunos do Curso de Enfermagem da Faetec - João Barcelos Martins, de Campos dos Goytacazes.
Com saída às 8 h do histórico Paço Municipal de São João da Barra com microônibus da Faetec, cerca de trinta alunas e duas professoras, Neusa (Projeto Pólen de Campos dos Goytacazes) e Monique (professora de informática da Faetec), foram guiadas pelos funcionários da SEMASP, Marco Antônio Manhães Pacheco (integrante do NEA-BC-Petrobrás), Luiz Henrique (Técnico em Meio Ambiente) e André Pinto (guia em turismo cientiífico - Turisrio), onde fizeram explanações sobre o rio Paraíba do Sul, a navegação no período Imperial, o atual projeto da SEMASP para a revegetação de mata ciliar nos diques da cidade, histórias curiosas de D. Pedro II quando saboreou às margens do Paraíba alguns araçás coroa, além de terem visitado a comunidade de pescadores da CEHAB, a Côlônia Z-2, a Igreja N.Sa. da Penha, as ruínas do pontal e a Lagoa de Iquipari. Foi falado sobre o modus vivendi dos habitantes da Ilha da Convivência, além do fenômeno de processo erosivo de Atafona também.
André Pinto, Marco Pacheco e Luiz Henrique, falaram da importância da restinga sanjoanense, que se tornará um dos maiores parques estaduais do Brasil em proteção deste bioma (vegetação típica de restinga) além de proteger a rica biodiversidade que há no local a exemplo do lagarto-de-rabo-verde (objeto de estudos científicos por causa de sua adaptação na questão evolutiva das espécies), a perereca-pigmeu (em extinção), o tamanduá-mirim, a preguiça-de-coleira, a jibóia-da-restinga, a jararaca-pico-de-jaca, o jacaré- de- papo-amarelo, o ouriço-caixeiro, o sabiá-da-praia, o caboclinho entre outros.
O Secretário de Meio Ambiente Marcos Sá, contente com o projeto que vem se desenvolvendo nestes últimos quatro anos, estimula ações de educação ambiental em conjunto com o turismo pedagógico, mostrando que São João da Barra tem um excelente potencial para o ecoturismo, ainda mais com a vinda do Parque Estadual, em medida compensatória da instalação do Porto do Açu, que protegerá ainda mais a biodiversidade da zona costeira sanjoanense.
O grupo, depois de um saboroso almoço no Boi Grill ainda visitou às 13 horas o Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, sob a direção do competente Dr. Plínio Berto, onde no espaço puderam ver os imensos aquários com espécies de peixes e crustáceos da rio Paraíba do Sul e do mar, além dos experimentos científicos dispostos para o público.Os alunos terminaram fazendo relatórios sobre os manguezais e a restinga, a serem apresentados em trabalhos escolares e ainda aproveitaram o dia nublado para um passeio nas praias sanjoanenses.
Para agendar um city tour ambiental, o Secretário Marcos Sá pede que as escolas interessadas entrem em contato com a SEMASP no telefone (22) 2741-7878 R:313, de segunda à sexta-feira de 8 às 17 h e falar com Marco Pacheco, Luiz Henrique ou André Pinto.
*Matéria Feita por André Pinto

Nenhum comentário: