sábado, 4 de outubro de 2008

HORTA ORGÂNICA NA FAIXA DE DUTOS INDUSTRIAIS - UM PROJETO INTERESSANTE PARA SÃO JOÃO DA BARRA

Com a vinda do minerioduto Minas-Rio, pelo grupo MMX, para São João da Barra, a se instalar no Porto do Açu, vários produtores rurais tiveram parte de suas terras desapropriadas para darem lugar aos dutos subterrâneos de transporte de minério de ferro vindos de João Monlevade em Minas Gerais, que percorrerá uma extensão de 525 km da Serra do Espinhaço até São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro.
As áreas em que permanecerão os dutos são áreas que não podem haver quaisquer tipos de construções ou plantações que venham a ter grandes arbustos. Acabam se tornando áreas destinadas a usos singulares como para pasto ou pequenas plantações.
Po outro lado, a nossa Petrobrás lançou um projeto muito interessante em que estimula a produção de horta orgânica em áres ocupadas por dutos industriais e que o modelo poderia servir como "uma luva" para a MMX executar em São João da Barra, maximizando o uso do espaço e criando uma cultura de minimizar os impactos ao meio ambiente abolindo o uso de agrotóxicos (uma cultura antiga do povo do sertão sanjoanense). veja o projeto abaixo:
Projeto
Agricultura Familiar em Faixa de Dutos
Estão sendo produzidos 100.000 m2 de hortas orgânicas sobre as faixas de dutos que cruzam comunidades de baixa renda nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, utilizando metodologias participativas, onde agricultores familiares que vivem no entorno das faixas são os próprios responsáveis pela produção das hortas, contando com o apoio de uma equipe técnica, sendo preparados para se tornarem autogestores de suas hortas.
Financiador: Petrobras
Parcerias: Transpetro, Onda Verde e Prefeituras de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias.
Prazo: 2006 - 2008
Objetivos: Implantar hortas orgânicas sobre as faixas de dutos que passam por comunidades de baixo poder aquisitivo, gerando renda, desenvolvimento local e proteção das área onde se encontram as faixas, sem prejudicar o meio ambiente.
Resumo: Estão sendo produzidos 100.000 m2 de hortas orgânicas sobre as faixas de dutos que cruzam comunidades de baixa renda nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, utilizando metodologias participativas, onde agricultores familiares que vivem no entorno das faixas são os próprios responsáveis pela produção das hortas, contando com o apoio de uma equipe técnica, sendo preparados para se tornarem autogestores de suas hortas.
Resultados:
Benefícios ao mercado local
-Construção de uma agroindústria para processar a produção das hortas -Melhoria de infra-estrutura nas comunidades ao entorno das faixas -Geração de renda para as famílias participantes -Desenvolvimento local -Extenção do projeto para outras regiões do país -Utilização da metodologia como modelo para outros projetos

Nenhum comentário: