terça-feira, 15 de março de 2011

A ALMESCA COMO ALIVIADORA PARA DORES MUSCULARES E DE ARTROSES

Foto 1: A resina milagrosa da almecegueira da Chácara Dois Irmãos, em São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto 2: A Almecegueira produz uma resina capaz de aliviar várias dores musculares e dores de artroses. Na foto, Andre Pinto remove com uma faca,  com cuidado e sem machucar o tronco da almacegueira, a resina milagrosa. Crédito da foto:Andre Pinto.



Foto 3: Com muito cuidado, a resina sai inteirinha da fenda natural da árvore. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto 4: A reina está toda grudada na faca como um "visgo". Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto 5: Uma pausa para soberear uma almesca! Ninguém é de ferro! Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto 6: a Almesca em muito se parece com a azeitona (no formato somente). Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto 7:Uma almesca quase no ponto de ser saboreada! Crédito da foto: Andre Pinto.

APRENDENDO A FAZER O LÍQUIDO DE MASSAGEM PARA DORES MUSCULARES E ARTROSES

Foto 8: Separam-se algumas folhas da Almecegueira juntamente com um vidro de álcool numa mesa. Crédito da foto: Andre Pinto


Foto 9 : Numa garrafa pet, jogam-se os galhinhos finos das folhas da almecegueira (previamente lavados em água corrente) até encher a garrafa no seu limite. Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto 10: depois de encher a garrafa, joga-se a resina retirada da almecegueira. Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto 11: A resina é que vai liberar o princípio ativo que "alivia" as dores musculares e de artrose, quando misturada com álcool comum encontrado nas farmácias e armazéns. Crédito da foto: Andre Pinto. 

Foto 12: A garrafa com a almesca em infusão está pronta e é só guardá-la em local fresco, com pouca luminosidade e longe do fogo. Para usá-la, deve-se estar com as mãos limpas e friccionar sobre a região que está com dores.


INFUSÃO PÓS-CARNAVAL
Depois do carnaval, a gente vê muitas pessoas com dores musculares e com dores ósseas reclamando pelos quatro cantos! Haja posição para andar, esticar pernas e braços, sentar, levantar, etc. Sempre aparece uma dorzinha aqui, ali , acolá! Um inferno! Em conversa com "matutos" de São João da Barra, pude notar que a almecegueira é uma árvore que proporciona uma resina para lá de milagrosa. Pensei: Eu tenho esta árvore em minha casa e fico comprando "Gelol" , "Vicky", "Pomada Doutorzinho" etc, etc, etc. Que mancada!

Desta vez não vou deixar passar! Fiz a minha própria infusão, segundo me ensinaram os matutos sanjoanenses que são mateiros por natureza e em muito conhecem a nossa flora local! Taí! Vou deixar alguns dias a infusão descansando e aí vou fazer a aplicação, com fricção, na minha perna que dói todo dia! Boa pedida!

Vale lembrar que a almecegueira está em extinção em nosso município, assim como outras espécies da restinga. Eu tive sorte de meu pai, o saudoso João Oscar, ter tido aideia de plantar uma espécie em nossa chácara e que hoje está adulta. O manejo da almecegueira deve ser criterioso. Para se ter ideia, eu não machuquei a árvore para obter a resina. Esta resina saiu "voluntariamente" de uma das fendas naturais da mesma. Um milagre! Como a nossa restinga tem remédios e riquezas que nós mesmos desconhecemos! Vamos utilizá-las com consciência pessoal! Viva a restinga!
Já ouvi cada relato sobre essa resina, que chega a assustar, pelo seu poder curativo! Mas isso é papo para outra matéria... Até breve!

Assista ao vídeo sobre a Almesca da Chácara Dois Irmãos. Produção de Andre Pinto.

Nenhum comentário: