terça-feira, 22 de março de 2011

CRIAÇÃO DE GEOPARQUES TEM INCENTIVO DO TATARANETO DE DARWIN

 O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP defendeu os projetos de EA na Lagoa Salgada para cientistas do grupo de trabalho de criação de GEOPARQUES, em Cabo Frio. Crédito da foto: Andre Pinto.

Andre Pinto falou para os geólogos sobre os trabalhos de EA desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de São João da Barra, bem como sobre a cultura local que envolve a Lagoa Salgada. Crédito da foto: Marco Pacheco.


Clique na imagem para ampliá-la

Na última 6ª feira, dia 18 de março,  aconteceu a segunda reunião para formulação da proposta do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro. Mais uma vez o DRM-RJ contou com um expressivo número de participantes, sendo 12 municípios (dos 15 convidados – somente não participaram Carapebus, Maricá e Quissamã) e 13 instituições representadas, num total de 44 presentes representando 25 instituições. .

A reunião rendeu algumas notícias na imprensa, mostrando que o assunto realmente despertou o interesse de todos.

Representantes de instituições em nível federal, como o Professor Ildeu Moreira, do Ministério da Ciência e Tecnologia, informou na reunião que o Projeto GEOPARQUE recebeu o apoio de Randal Keynes, tataraneto de Charles Darwin, em encontro que tiveram nos últimos dias na Inglaterra e afirmou que Randal vai assinar a carta de apoio à criação, muito entusiasmado.

Uma outra sugestão do encontro foi a de solicitar ao Presidente do Iphan uma visita à Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, na tentativa de acelerar o processo de tombamento federal que se encontra parado, fazenda esta, que faz parte do circuito "Caminhos de Darwin".

Na mesma reunião, a geóloga Kátia Mansur informou à todos sobre o apoio da Petrobrás na confecção de um filme sobre o GEOPARQUE, no projeto que a estatal desenvolve com a ETH Zurich, e sobre a aprovação da SIGEP para a descrição do sítio do beachrock de Jaconé (descrito por Darwin em 1832).

Uma excelente palestra foi dada pela Professora Renata Schimitt, da UFRJ, sobre a relevância internacional das rochas da região, bem como houve uma oficina onde alguns municípios apresentaram seus atrativos científicos, tendo sido apresentado pela Professora Maria da Glória Alves (UENF) o patrimônio geológico, histórico e arqueológico de Campos dos Goytacazes, tendo em seguida a apresentação dos técnicos de Arraial do Cabo, depois houve a apresentação do Guia em Turismo Regional, Andre Pinto e a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra sobre os projetos de educação ambiental realizados na Lagoa Salgada.

Na reunião ficou acordado que cada município deverá apresentar os seu dossiê do atrativo científico, bem como agendar uma data ainda neste primeiro semestre para a apresentação do GEOPARQUE aos atores locais, principalmente à comunidade do entorno do atrativo.

 
A reunião foi encerrada com um maravilhoso almoço (galinhada com quiabo) gentilmente oferecido pelos anfitriões da Fazenda Campos Novos, de Cabo Frio, onde Charles Darwin chegou a fazer suas pesquisas.

Nenhum comentário: