terça-feira, 15 de março de 2011

DEPARTAMENTO DE RECURSOS MINERAIS DO ESTADO DO RIO - DRM - INDICARÁ LAGOA SALGADA PARA UNESCO

Foto: Andre Pinto fez entrevista para a Record News sobre a Lagoa Salgada e o Brasil  e outros países que recebem o sinal da Record Internacional conheceram a Lagoa que é um Patrimônio Geopaleontológico da Humanidade. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino.
 A LAGOA SALGADA, JUNTO A OUTROS ATRATIVOS NATURAIS E CIENTÍFICOS DO ESTADO DO RIO, DEVERÁ SER INDICADA PARA UNESCO COMO GEOPARQUE.

A notícia é quente! O Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, sob a presidência do Sr. Flávio Erthal e coordenação da geóloga, Katia Mansur, estará promovendo um encontro na cidade de Cabo Frio no próximo dia 18 de março para reunir materiais dos atrativos naturais e científicos do Estado do Rio de Janeiro. O encontro, segundo a própria Kátia Mansur, será para reunir todo o material e informações sobre os pontos de interesse natural e científico existentes no Estado do Rio para serem enviados à UNESCO no objetivo de se criarem GEOPARQUES nestas áreas, muitas delas muito vulneráveis por vários fatores. Uma outra finalidade é a de fortalecimento institucional das partes envolvidas, uma vez que deverá surgir desse e de outros encontros futuros, um diagnósticoi preciso para ser encaminhado à UNESCO, órgão ligado à ONU.

A Lagoa do Salgado ou Salgada, um patrimônio Geopaleontológico da Humanidade vai fazer parte desse "pacote científico" e a representação do município de São João da Barra será dada pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, cujo coordenador é o Sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Firme e dos gestores Andre Pinto,  Sydney Salgado, Marco Pacheco, Viviane Gonçalves, Luiz Henrique, entre outros.

A equipe da SEMASP já preparou o "dossiê" da Lagoa Salgada a ser entregue ao DRM-RJ, incluindo, inclusive, o Projeto "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio" que vem trabalhando a Lagoa Salgada com estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino. O Dossiê contém muitas fotos das visitas de educação ambiental "in loco" na lagoa, fotos das palestras proferidas pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, banners, publicações em jornais locais e regionais, divulgação do Projeto "Caminhos Geológicos" etc.

Tempos atrás, a indicação da Lagoa Salgada à Patrimônio Geopaleontológico da Humanidade, foi feita pelo estudioso da Universidade do Rio Grande do Norte, Dr. Narendra Srivastra, no entanto, a UNESCO não prosseguiu no protocolo e consolidação do pedido. Desta vez, a Lagoa do Salgado ou Salgada poderá se tornar um GEOPARQUE, credenciado junto à UNESCO, pois as partes envolvidas farão um grande relatório sobre todos os atrativos naturais e científicos do Estado do Rio a ser enviado, em bloco único, para aquela instituição internacional para apreciação e aprovação.

Vale lembrar que a luta para salvaguardar a Lagoa Salgada não é de hoje. O escritores Carlos Sá, Roberto Morais, o locutor Gerson Lopes, a ONG COCIDAMA, a ONG COARAÇU, o empresário Sérgio (da Pousada Pitangas), Andre Pinto, Áureo Simões, Bruno Costa, Ricardo Sá, Domingos Vieira, Alex Firme,  TV Record Campos, Folha da Manhã (João Noronha), Jornal "O Diário" entre outros, sempre estiveram preocupados com o futuro desta lagoa.

"É uma vitória do povo sanjoanense em saber que desta vez há grandes chances de colocarmos a Lagoa Salgada com o status que ela merece no mundo científico, ainda mais quando for credenciada pela UNESCO, para se tornar um GEOPARQUE", afirmou o Sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Firme.

No encontro a se realizar em Cabo Frio, já estão confirmadas as presenças de:
 

a)       Araruama – 2 pessoas (Izabel e Eliane)

b)      Armação dos Búzios – 1 pessoa (Marco Antonio)

c)       Arraial do Cabo – 3 pessoas (Ricardo, Ana e Marlon)

d)      Cabo Frio – 3 pessoas pelo menos (Jonatas, Beto e Krystina)

e)       Casimiro de Abreu – 1 pessoa (Eliane)

f)        Macaé - 4 pessoas (Maxwell e 3 membros da Semma)

g)       São João da Barra – 3 pessoas (André Pinto, Marco Pacheco e Viviane Gonçalves)

h)      Saquarema – 1 pessoa (Bruno)

i)        CPRM – Serviço Geológico do Brasil – 1 pessoa (Cássio)

j)        DRM – 1 pessoa (Kátia)

k)      INEPAC – 1 pessoa (Maria Cristina)

l)        MCT – 1 pessoa (Prof. Ildeu)

m)    SEDEIS – 1 pessoa (Alvaro)

n)      UENF – 1 pessoa (Prof. Glória)

o)      UFRJ – 1 pessoa (Prof. Renata)

p)      UNIGRANRIO – 1 pessoa (Prof. Rozanda)

 Deverá comparecer  a Turisrio, Universidades, MP Estadual, IPHAN, IBAMA, ICMBio e Associação Mico-Leão-Dourado, bem como os técnicos do PARNA da Restinga de Jurubatiba.

Nenhum comentário: