quinta-feira, 31 de março de 2011

PERO DE GÓIS É O TEMA MAIS DISCUTIDO NAS ESCOLAS DE SJB

PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA DAS ESCOLAS DE SJB BUSCA A 
HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO DO NORTE FLUMINENSE

Onde quer que se vá, se veem estudantes da rede pública municipal de ensino pesquisando com afinco a história do Donatário Pero de Góis e a sua saga na tentativa de conquista do território Norte Flumiense, na então chamada Capitania de São Tomé, onde instalou um rústico engenho e introduziiu as primeiras mudas de cana-de-açucar trazidas da Capitania de São Vicente.

Realmente é uma história de dar um filme e tanto. Mas os protagonisas desta história, foram os "Tigres humanos" ou índios goytacás! Coitado de Pero de Góis e seus serviçais! Tentaram, mas não conseguiram se estabelecerem nesta planície...

Visitando hoje o Centro Municipal de Educação Nossa Senhora de Aparecida, em Grussaí, pude ver com alegria a iniciativa da Diretora Rosane Riscado Gonçalves e da Orientadora Pedagógica Adriana Farias Gomes em inovarem na didática e transmissão de conhecimentos aos pequeninos e pequeninas estudantes. Como falar de Pero de Góis para criancinhas do pré-escolar e ensino fundamental em uma linguagem simples? É um desafio para muitos profisionais da área de educação, mas o método utilizado pelo Centro Municipal de Educação Nossa Senhora Aparecida, de Grussaí, é excepcional!

TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS

Centro Municipal de Educação Nossa Senhora de Aparecida inova na didática de ensino ao adotar o método "TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIA". Na foto acima está o "TAPETE CONTADOR DE HISTÓRIAS DE PERO DE GÓIS". Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Certa vez, participei de um encontro feito no Cine Teatro São João, na sede deste município, que era sobre a Semana de Integração da Educação. Uma das palestras que assisti era sobre o tema "TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS". Todos os presentes gostaram da apresentação do grupo que foi convidado a apresentar os trabalhos pedagógicos usando tapetes animados com diversas figurinhas móveis. Assim se contavam as histórias, lendas, causos, etc.
Nesta mesma palestra, estava a Diretora Rosane, ao qual tive a oportunidade de conversar algumas ideias de tapetes ambientais. Hoje, ao chegar na escola, tive a grande surpresa! Lá estava um "TAPETE CONTADOR DE HISTÓRIAS DE PERO DE GÓIS"!.

Fiquei muito feliz em saber que técnicas educacionais como estas, estão sendo usadas em nosso município para contar a nossa história, a nossa origem! Parabéns para a Escola Nossa Senhora Aparecida, de Grussaí! Muito legal mesmo!

A Diretora Rosane Riscado conversa com Andre Pinto e Viviane Gonçalves - ambos do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP - sobre o sucesso do "TAPETE DE PERO DE GÓIS". Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP
Um exemplo a ser seguido...

Nenhum comentário: