quinta-feira, 24 de março de 2011

PORTAL IG ESTÁ EM SÃO JOÃO DA BARRA PARA FAZER MATÉRIA SOBRE PROCESSO EROSIVO E AQUECIMENTO GLOBAL

A "felina" fotógrafa do Portal IG veio com sua equipe em busca de surpreendentes fotos e informações de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional.

Jornalistas e fotógrafa do Portal IG, um dos sites mais visitados no Brasil, estão em São João da Barra colhendo imagens e informações sobre o processo erosivo e aquecimento global. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional.
Pescadores profissionais foram muito receptivos com a Equipe do Portal IG. Crédito da foto: Andre Pinto : Guia em Turismo Regional.
Turistas foram entrevistados pela equipe do IG nas proximidades das ruínas de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional.

O representante do Portal do IG se encantou com o painel do projeto "CAMINHOS GEOLÓGICOS" do DRM-RJ. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional.

Moradores de Atafona contribuíram com as entrevistas e fotos para o Portal IG. A hospitalidade é tudo de bom. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional.
Nas fotos para o Portal do IG, teve até surfista local fazendo pose de campeão mundial de surf. Crédito da foto: Andre Pinto - Guia em Turismo Regional.

DEPOIS DA MATÉRIA DA "EIKELÂNDIA", O PORTAL IG INVESTE NA MATÉRIA DE PROCESSO EROSIVO E AQUECIMENTO GLOBAL EM SÃO JOÃO DA BARRA

O Portal IG está em São João da Barra. Depois da veiculação da matéria que deu o que falar na cidade e região sobre a "EIKELÂNDIA", disponibilizada na internet tempos atrás no site da IG, o grupo que é sediado no Rio de Janeiro,  com escritório no Shopping Rio Sul, em Botafogo, veio novamente à São João da Barra para fazer uma matéria voltada às mudanças climáticas e processos erosivos no Norte Fluminense.

A equipe do IG está sendo conduzida pelo Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP e Guia em Turismo Regional, Andre Pinto, que tem passado muitas informações históricas e ambientais da região da foz do Rio Paraíba do Sul. No roteiro desta quinta-feira, houve a visitação de pontos de interesse científico como a placa do projeto "CAMINHOS GEOLÓGICOS" do DRM - RJ, as ruínas do Pontal, a Foz do Rio Paraíba do Sul, a condenada caixa d`água da CEDAE, os campos de dunas e as casas de veranistas que estão ameaçadas de serem derrubadas pelas marés de ressaca e/ou pelas dunas.

As entrevistas com os autóctones (nativos do local) são as mais interessantes e a hospitalidade dos atafonenses tem superado as espectativas dos repórteres. Filmagens também estão sendo feitas.

A equipe do Portal IG veio num bom momento, pois o pontal está muito dinâmico por causa das águas de chuvas e por causa dos tufões de alto mar que elevaram as ondas na região e influenciaram na mudança. O "Pontal' Está realmente diferente e quem acredita que a árvore que anda, realmente anda, deve ir ao local com urgência, pois ela está fadada a ser levada pelas fortes águas de março, pois a boca da barra está enorme.

Na pauta da equipe para esta sexta-feira, está a visita à Ilha dos Olhos Azuis, ou mais conhecida como " Ilha da Convivência" e a mesma equipe vai entrevistar a Dona Belita, uma senhora de 98 anos que não quer sair da ilha por nada e é uma das últimas moradoras do local que também está sofrendo com o processo erosivo. Dona Belita sabe de muita coisa do processo erosivo e também de mistérios do delta. A matéria vai bombar!

O Blog vai continuar a fazer a cobertura paralela ao trabalho do Portal IG e vai informar  à população quando da veiculação da matéria naquele Portal. 

Nenhum comentário: