sábado, 14 de maio de 2011

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE BARRINHA FOI IMORTALIZADA EM MONOGRAFIA DE GEÓGRAFA SANJOANENSE

A geógrafa sanjoanense, formada pelo IFF de Campos dos Goytacazes, Analice Ribeiro Cardoso, filha de nossos vizinhos e amigos, o contador José Carlos Cardoso e a professora Maria Helena, também irmã de nosso amigo Augusto, deixou imortalizada para pesquisadores de temas sobre quilombos,  uma excelente monografia que versa sobre a escravidão no Norte Fluminense e a existência e resistência da comunidade de quilombolas de Barrinha , em São Francisco do Itabapoana.
São João da Barra tem um enorme potencial de sua juventude para a elaboração de trabalhos científicos em seus mais variados ramos. O trabalho de Analice vem a somar no aspecto da sociologia, ocupação geográfica regional e formação da identidade do município sanjoanense e sanfranciscano. Abaixo, vemos alguns trechos do trabalho de Analice. Parabéns mais uma vez Analice! Na semana em que lembramos da abolição da escravatura na Brasil, não poderia deixar passar a notícia de seu belo trabalho científico.
Foto: A dança do Jongo e as refeições na comunidade de Barrinha, em São Francisco do Itabapoana. Crédito da foto: Arquivo de Analice Cardoso.
Foto: Sr. Ademar Ferreira, um dos mais antigos moradores da comunidade de Barrinha, em São Francisco do Itabapoana, conta muitas histórias e relatos. Crédito da foto: Arquivo de Analice Cardoso. VEJA NESTE BLOG A presença de quilombolas no Norte Fluminense Vídeo interativo da Comunidade dos Quilombolas dos Palmares

Nenhum comentário: