sábado, 28 de maio de 2011

ESTRADA DO BAIRRO DE FÁTIMA À DEGREDO DEVERIA SER CHAMADA DE PRÍNCIPE MAXIMILIANO

A estrada Bairro de Fátima à Degredo nos proporciona imagens como esta. Crédito da foto:Andre Pinto.

O aroma da restinga está nas margens da rodovia. Crédito da foto: Andre Pinto.

A beira da estrada é cheia de flores ... Crédito da foto: Andre Pinto.

Podem-se saborear as frutas do juazeiro, bem próximas ao asfalto. Crédito da foto:Andre Pinto.

Olha a borboleta de novo! Há um festival de borboletas na estrada entre o Bairro de Fátima à Degredo. Crédito da foto:Andre Pinto.

Margem da estrada em tons de amarelo... Foto de Andre Pinto.

Algumas outras flores estão escondidas entre as árvores da beira da estrada... Foto de Andre Pinto.

Gravura do Príncipe Maximiliano. Infelizmente na sua época, os animais tinham que  ser capturados para  serem estudados com maiores detalhes.

UM ROTEIRO INTERESSANTE PARA SÃO JOÃO DA BARRA...
A recém construída estrada asfáltica que liga o Bairro de Nossa Senhora de Fátima à localidade de Degredo tem se mostrado um atrativo a mais para os apreciadores da natureza sanjoanense. Nesta manhã de sábado de sol, pude percorrer todo o trecho sem pressa e apreciar os detalhes que a estrada oferece e vi muitas imagens de tirarem o fôlego.

Entre as imagens que pude dividir com minha família, estavam às margens da estrada, os pés de aroeira (pimenta rosa) carregados, vários pés de juás carregados com os seus frutos amarelinhos e prontos para serem colhidos e saboreados, pés de aperta, catáceas, bromeliáceas e outras espécies lindas de se verem, para quem pretende ir parando nas margens das propriedades melhores preservadas.

Um espétáculo à parte é assistir o voo rasante de gaviões que passam de um lado para outro, cruzando a linha asfáltica do trajeto. O ápice da emoção é quando avistamos o imponente Carcará saboreando um caramujo do brejo com o uso de suas garras e bico curvilíneo afiado! Algumas flores nativas podem ser vistas em suas belezas, cores vivas e formas. Com certeza, é mais um local que será um atrativo turístico, principalmente para observadores de pássaros. Que diga a mata São João!. Segundo o Presidente do Sindicato Rural de São João da Barra, Getúlio Alvarenga, ele já até encontrou, tempos atrás, a perigosa cobra coral (a verdadeira) perambulando pela ainda estrada de terra. Deixou o bichano seguir o rumo. Portanto, deve-se ter cuidado ao pensar em entrar em qualquer mato!

Para quem gosta de assistir uma boa competição de corrida à cavalos, ou a chamada "festa do laço", poderá parar o seu carro na propriedade que organiza o evento para participar da festa com os peões e peoas sanjonenses. Agora é a época das competições. É uma pena que o criadouro de avestruzes do Maurício tenha acabado, pois seria um "plus" a mais para atrair o turista e visitante.

Independentemente disso, a estrada ainda oferece roteiros gastronômicos pelas redondezas, como o próprio "Bar do Joca" que faz uma tráira frita com mandioca de dar inveja aos chefes de cozinha dos grandes centros, além de servir uma cerveja geladinha. Existem outros locais para degustações nas redondezas. Se o turista preferir pescar ou fazer piqueniques, é só dobrar em direção ao dique do Viana (Dique São João), estacionar o carro numa sombra qualquer e caminhar pela margem direita do Paraíba do Sul em direção à sede, bem na Praia Fluvial do Viana (local de visitação do Príncipe Maximiliano de Wied Newvied, em 1815). Vale a pena! Se os pés de araçá-coroa estiverem carregados... melhor ainda!

Como sugestão do blog, um nome muito interessante e turístico para a estrada, poderia se chamar Estrada Municipal Príncipe Maximiliano de wied  Newvied, que foi um austríaco naturalista que esteve em São João da Barra em 1815, fazendo pesquisas sobre a nossa fauna e flora! Nada melhor do que dar o nome dele nesta estrada, que poderia virar o ROTEIRO TURÍSTICO DO PRÍNCIPE MAXIMILIANO !

Segundo o saudoso escritor e historiador João Oscar, em sua obra "Apontamentos Para a História de São João da Barra", o Príncipe Maximiliano disse em seus manuscritos que nunca tinha visto uma localidade como a do Viana, pois a mesma possuía areias muito brancas e era um lindo local.

Foto de trecho da estrada. Crédito da SECOM/PMSJB

Nenhum comentário: