sexta-feira, 27 de maio de 2011

FUNDAÇÃO ZUMBI DOS PALMARES DE CAMPOS DOS GOYTACAZES FALOU SOBRE CARUKANGO EM SJB

Foto: Hélvio Cordeiro (à esquerda) na segunda expedição à Serra da Barriga, em Conceição de Macabu. Foto extraída do blog Instituto Historiar de Campos.

A MEMÓRIA VIVA DE CARUKANGO 
O historiador Hélvio Cordeiro, autor de vários livros, entre eles "Carukango - O Príncipe dos Escravos", esteve ministrando uma maravilhosa palestra no Auditório Municipal Sarur Dauaire, nesta sexta-feira na parte da manhã, à convite da Professora Aparecida Amaral e outras professoras das redes públicas estadual e municipal de ensino. 

O auditório municipal Sarur Dauaire estava bem cheio, com a presença e atenção dos estudantes, em grande maioria do 9° ano. Entre as presenças de destaque estava o Professor Francisco de Assis Dias Moreira, conhecido carinhosamente como "Professor Chicão" juntamente com seus estudantes de capoeira. O Professor Chicão foi bastante elogiado pelo Professor Hélvio Cordeiro , que soube de sua atuação como ator numa peça do Carukango dirigida pela Diana Hintz, anos atrás. Hélvio também falou aos presentes que na cidade do Rio de Janeiro estão "copiando" a peça encenada por Chicão e outros artistas sanjoanenses e que fará grande sucesso em nível nacional. O ator Paulo Betti, está interessado no roteiro, bem como o vocalista do "Cidade Negra" , Toni Garrido, que também está estudando a personagem "Carukango", para ser protagonista da produção de longa duração, que deverá concorrer a festivais nacionais e internacionais. O projeto está na sua fase embrionária.

Na pauta da palestra, o historiador Hélvio Cordeiro, que representa o Instituto Historiar de Campos e a Fundação Zumbi dos Palmares de Campos dos Goytacazes, mencionou a intrigante história de Carukango e a formação e consolidação de seu quilombo estabelecido na Serra da Barriga, em Conceição de Macabu, apresentando muitas fotos e curiosidades. Os estudantes fizeram várias perguntas.

Depois de duas expedições de sucesso à Fazenda "Carukango", em Conceição de Macabu, de propriedade de Carlos José e de Cristiane (que é sanjoanense, filha de "Nirinha"), Hélvio Cordeiro reuniu vários indícios arqueológicos junto com outros especialistas, para provar que definitivamente no platô central daquela serra, foi a "fortificação" rudimentar do príncipe dos escravos - Carukango - o maior estrategista em defesa dos negros escravizados, na região Norte Fluminense.

A terceira expedição deverá ser em breve e Andre Pinto, que também é um admirador da história do Carukango, foi convidado publicamente por Hélvio a fazer parte desta grandiosa expedição em pleno Século XXI à Serra da Barriga. Hélvio fará uma viagem para Moçambique, em novembro deste ano à convite de representantes do Consulado de Moçambique no Brasil e levará com ele as suas descobertas sobre Carukango. Em Moçambique , Hélvio pesquisará a região de onde Carukango foi líder e depois capturado. Será uma pesquisa e tanto.

Na pauta da viagem estará a visitação às cinco principais bibliotecas de Moçambique, onde Hélvio levará as suas obras sobre as pesquisas de escravidão no Norte Fluminense, bem como levará exemplares da obra do escritor sanjoanense, João Oscar, intitulada "A Saga de Um Herói Negro", que é um romance sobre Carukango. Além das bibliotecas de Portugal e EUA, agora será a vez de Moçambique receber obras de João Oscar, graças a boa parceria entre co-irmãos pesquisadores, como a do filho do saudoso escritor João Oscar, Andre Pinto, com o nobre escritor Hélvio Cordeiro.

Parabéns Aparecida Amaral!
Parabéns Hélvio Cordeiro!
Parabéns Professor Francisco de Assis "Chicão"!
Parabéns João Oscar! (in memorian)    

Nenhum comentário: