sábado, 21 de maio de 2011

UMA LEI MUNICIPAL EM PROL DO GALO DO BARÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA?

Um "galo de porte", em Grussaí, relembra o símbolo heráldico do Barão de São João da Barra.

Achei um galo muito bacana, bem tratado, nas minhas andanças deste sábado meio friorento. O bichano estava "imperando" num galinheiro de um dos quiosques próximos ao terminal de turismo (que está fechado) e do portal da Praia de Grussaí. Acredito que o dono do quiosque não vai colocar o lindo galo numa panela um dia qualquer, pois ele é muito bonito, imponente mesmo!

O que tem a ver este galo com o Barão de São João da Barra? Muita coisa. O símbolo heráldico de José Alves Rangel - o Barão de São João da Barra - continha um galo muito imponente, cuja imagem foi até esculpida como lápide no seu túmulo, no Cemitério do Caju, na Ordem das Carmelitas.

Não bastasse o galo, a inovação do símbolo heráldico feita pelo famoso desenhista do Império, Boulanger, continha ainda uma bonita rama de cana-de-açúcar, onde foi a primeira vez em que se utilizou tal desenho em símbolos nobiliárquicos.

Francisco José Alves Rangel, o 2º Barão de São João da Barra, que se tornou  Visconde de São João da Barra em seguida, também possuiu o símbolo heráldico do galo e da cana-de-açúcar. Daí concluirmos de que, os galos em São João da Barra, deveriam ter uma lei municipal para receberem um tratamento digno, sem estarem envolvidos em "brigas de galo" nas rinhas dessas plagras, onde saem muito feridos ou mortos, em detrimento do divertimento dos "humanos".

Torço para que este imponente galo, encontrado num viveiro de um quiosque de Grussaí, possa representar tão bem a classe dos galos (símbolo) sanjoanenses, talvez convencendo, por sua imponência e beleza, os edis desta terra, para que protejam de vez a espécie reprimindo as agressões a estes animais bem como para que tenhamos mais seriedade com os símbolos deste município, tão amado e querido por todos nós! E aí, quem vai cantar de galo, são as nossas tradições, história e meio ambiente!

Heráldica do Barão de São João da Barra com o galo e a cana-de-açúcar em mármore de carrara esculpido, no seu jazigo, no Cemitério do Caju, em Campos dos Goytacazes. Crédito da foto: Andre Pinto.

Heráldica do Barão de São João da Barra, feita pelo desenhista Boulanger. Imagem extraída da internet.

Nenhum comentário: