sexta-feira, 13 de maio de 2011

CÓPIAS DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS E JAZIGOS AINDA EXISTENTES RETRATAM O PERÍODO DA ESCRAVIDÃO EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: Uma foto de uma cópia de um documento do Arquivo Nacional que trata do pagamento de impostos pela transferência de escravos entre senhorios, em São João da Barra, em 1869.


Foto: Cópia de um documento de que se trata um ofício datado de 1852, em que o Juiz Municipal de São João da Barra solicita a construção de uma forca para execução de quatro escravos que assassinaram o fazendeiro Antônio josé Lopes, dono da Fazenda do Poço. O enforcamento foi em frente à Casa da Câmara e Cadeia de São João da Barra.

Foto: Cópia de um inventário em que o finado deixa o legado de duas escravas, sendo uma no valor de 450.000 réis e outra no valor de 150.000 réis.

Foto: "Escravidão e Engenhos" de João Oscar é o livro referência de estudos sobre o período da escravidão no Norte Fluminense.



JAZIGOS QUE REMONTAM O PERÍODO DA ESCRAVIDÃO EM SÃO JOÃO DA BARRA

Jazigo do Barão de São João da Barra - José Alves Rangel (Campos). foto de Andre Pinto. O Barão de São João da Barra era possuidor de escravos.

Jazigo do Coronel Teixeira (destaque da lápide), em São João da Barra, que também era possuidor de escravos nesta cidade. Crédito da foto: Andre Pinto.

Jazigo do Coronel Teixeira, em S..J. da Barra. Foto de Andre Pinto.

Jazigo da família de  José Manhães Faísca, em São João da Barra, que também possuía muitos escravos. Crédito da foto: Andre Pinto.

Jazigo de Manoel Antônio de Oliveira Cruz, em São joão da Barra, que também possuía escravos. Crédito da foto: Andre Pinto.

Jazigo do 2º Barão de São João da Barra, depois tornado o Visconde de São João da Barra, Francisco José Alves Rangel, que também possuía escravos. Crédito da foto: Andre Pinto.

Jazigo de Antônio Manhães Barreto, em São João da Barra, que também possuía escravos. Crédito da foto: Andre Pinto.

Jazigo de Francisco José da Costa Almeida, em São João da Barra, que também possuía escravos. Crédito da foto: Andre Pinto.









Nenhum comentário: