sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ATITUDES SUSTENTÁVEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Foto: O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, entrega o squeeze e um informativo à uma funcionária pública municipal da Secretaria de Obras. foto de J.B. Rocha.

Foto: O Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente, Alex Firme, entrega o esqueeze e o informativo do projeto para o técnico ambiental, Marco Pacheco, da SEMASP. Foto de J.B.Rocha.

Foto: A garrafa squeeze reduzirá o consumo de copos plásticos na ADM pública. Foto de J.B. Rocha.

São João da Barra lança projeto para proteção
  do meio ambiente no trabalho 

     Foi lançado nesta sexta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra o Projeto Atitudes Sustentáveis no Trabalho. O objetivo é propor atitudes que preservem o meio ambiente no cotidiano dos funcionários internos das secretarias municipais.

      A idéia do projeto surgiu por meio de um curso do Tribunal de Contas do Estado, dentro da Agenda Ambiental de Administração Pública, a A3P, que propõe medidas para serem tomadas no âmbito da administração pública. A primeira ação vai começar a acontecer na próxima segunda, dia 27, quando garrafas plásticas, tipo squeeze, serão entregues nas secretarias para que os funcionários deixem de usar copos plásticos descartáveis.

     - Vamos fazer essa entrega para todos os funcionários das secretarias e vamos acompanhar o uso. O objetivo do projeto é proteção ambiental e diminuição dos gastos públicos - enfatizou Alex Firme, Subsecretário de Meio Ambiente.

     A segunda ação do projeto vai ser a colocação de adesivos nos monitores dos computadores, para que eles sejam desligados quando não estiverem em uso e assim economizar energia. “Essa ação diminuirá o consumo do computador tendo em vista que o monitor consome 50% da energia”, explicou Viviane Gonçalves - coordenadora do projeto.

      O crescimento do município também está no foco do projeto, que pretende com essa conscientização dos funcionários dar exemplos às novas empresas que vão se instalar na cidade com a abertura do porto do Açu.

     - São João da Barra é a cidade do futuro e temos que cuidar para que as próximas gerações tenham uma boa qualidade de vida - finalizou Marcos Sá, secretário de Meio Ambiente.