sexta-feira, 9 de setembro de 2011

LOCALIDADE DE CAJUEIRO TERÁ A SUA MEMÓRIA RESGATADA PELA ONG SAINT GERMAIN

10 ANOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À CAJUEIRO
Foto: A Presidente da ONG SAINT GERMAIN, Amarita Lage com o pesquisador Andre Pinto, na sede da instituição, em Cajueiro, 4º Distrito de São João da Barra. Foto: Maysa Inês.
Foto: A 1ª sede da ong Saint Gemain, onde tudo começou. Foto de Andre Pinto. 

Foto: A ampliação da sede da Saint Germain, com verbas do Governo Alemão e com arquitetura do engenheiro alemão Stefan Andreas, que esteve visitando São João da Barra por algumas vezes, inclusive para acompanhar a obra. Foto de Andre Pinto.

Foto: Espaço Saint Germain, onde a natureza é contemplada. Foto de Andre Pinto


Foto: Amarita Lage mostra o projeto "PUXANDO PELA MEMÓRIA" para Andre Pinto , na sala de informática da ONG SAINT GERMAIN.



Foto: Conversa de duas pedagogas, Professoras Maria Rita e Dayana Teixeira na ONG SAINT GERMAIN.



Foto: Laboratório de Informática para a comunidade de Cajueiro.


ONG SAINT GERMAIN VEM DESENVOLVENDO O PROJETO
"PUXANDO PELA MEMÓRIA"


Todo mundo tem alguma história ou "estória" para contar. Isso é fato. Tem localidade que tem muita história para ser contada, mas não teve a oportunidade de fazê-la. Tem gente que sabe de muita história, mas não teve ainda a motivação da própria comunidade para, em uma roda de amigos, jogar no "ar" os "causos" e contações.

No propósito de unir a comunidade com atividades lúdicas, brincadeiras, entretenimentos, café da tarde e muita confraternização, a direção da ONG SAINT GERMAIN, através da hospitaleira e simpática poliglota Amarita Lage, está desenvolvendo o projeto "PUXANDO PELA MEMÓRIA", que visa resgatar toda a origem da comunidade de Cajueiro, através de depoimentos, fotografias, documentos históricos, brincadeiras esquecidas pelo tempo e muito mais.


Foto: Fotos da abertura da estrada Cajueiro-Grussaí e a dragagem das imediações da antiga Casa Sincera, serão expostas no Saint Germain. Acervo de Andre Pinto

Para o sucesso dos projetos já realizados na ONG SAINT GERMAIN, Amarita conta com a ajuda de voluntários e voluntárias para a condução dos trabalhos com as crianças, jovens, adultos e idosos. Pessoas como Elder Amaral (teatro), Professor Flávio (capoeira), Diana Hintz (produtora cultural), Dayana Teixeira (Formanda em Pedagogia) e muitas outras, vem doando o seu tempo em prol de uma causa maior: a solidariedade.

A ONG SAINT GERMAIN nasceu em 2001, numa pequena sede de dois apertados cômodos e foi recebendo a adesão da comunidade, que viu com bons olhos a chegada de uma instituição que levava o bem-estar para o local. Diante de tantos projetos desenvolvidos, Amarita se orgulha em falar dos cursos voltados para a informática, tendo sido a ONG SAINT GERMAIN a primeira instituição de Cajueiro a usar a internet via rádio, muito antes de a Prefeitura ter criado o projeto PROMIL.

Cursos como montagem de micro computadores, academia de ginástica para jovens e adultos, projeto "Sábado Feliz", apresentações teatrais e de capoeira, sempre animaram a comunidade, nos conta a Amarita Lage.

A Saint German é da comunidade de Cajueiro. No dia 22 de outubro, a instituição fará um grande encontro com a comunidade, com passeio ciclístico, apresentações musicais, teatrais, palestras informativas, demonstração de coleta seletiva, entre outras atividades. Na oportunidade, a comunidade de Cajueiro conhecerá o mural que conta a história dessa localidade, com a participação dos moradores. Amarita pretende com o projeto, que as pessoas levem fotos antigas da comunidade, documentos históricos, fatos pitorescos, roupas antigas, lamparinas, bicicletas antigas e muitos artefatos que os mais antigos tem sob suas guardas.

Vale lembrar que a ONG SAINT GERMAIN não recebe quaisquer subvenção dos governos municipal, estadual ou federal, não tem convênios ou contratos de patrocínios, no entanto, algumas vezes recebe doações de moradores e alguns sócios beneméritos, sem habitualidade. Na maioria das vezes, a própria Amarita Lage arca com as despesas de manutenção e custeio, afirmou a gestora da instituição.

Todo sábado, a partir das 15 horas, há uma dinâmica de grupo no Saint Germain com as crianças da comunidade, conduzida pela competente Dayana Teixeira (pedagoga), neta do saudoso Sr. José Teixeira, grande profissional dos serviços de vidraçaria na cidade e que nas horas vagas era um desportista nato no bilhar.

O resgate da memória local, pelo projeto "PUXANDO PELA MEMÓRIA" é de suma importância para a preservação dos costumes e tradições, visto que o município está em franca expansão, principalmente a de caráter residencial, sendo Cajueiro, um local estratégico para acesso ao futuro bairro "X" e ao Porto do Açu, cuja intervenção poderá gerar sérios impactos de vizinhança e alteração do "modus vivendi" da pequena comunidade.