domingo, 11 de setembro de 2011

PISTA DO LAÇO DO COITINHO FEZ GRANDE CAVALGADA NESTE DOMINGO EM SJB













*Fotos de Andre Pinto

PISTAS DO LAÇO TAMBÉM COMO TRADIÇÃO EM SÃO JOÃO DA BARRA

Que São João da Barra tem muita cavalgada, isso todo mundo sabe. Que São João da Barra tem muita pista de laço, talvez muitos não saibam ainda.

Desta vez, a cavalgada foi promovida pela Pista de Laço do Coitinho, um lugarejo muito bonito, que fica entre o Bairro de Fátima e Degredo. Quem passa pela estrada recém inaugurada que liga estes dois bairros, vê algumas pistas de laço como a do "Gambá", do "Coitinho" e do "Paulinho Sem Terra". Na verdade é um circuito de pistas de laço, informal, que está sendo mais divulgado por seus idealizadores. No restante do município ainda há muitas outras.

As pistas de laço se encontram em propriedades particulares e fazem parte de uma tradição de muito tempo atrás. Quem já viu aqueles filmes das cruzadas, do Rei Coração de Leão, o Cavaleiro Negro, etc, se sente em casa quando vai à uma prova de laço em São João da Barra. São diversas provas que aguçam a curiosidade do público pela dificuldade de atividades, que só vão aumentado a cada rodada.

Não se tem notícias de disputas em campeonatos municipais oficiais, das pistas de laço daqui com a de outros municípios, pelo menos o que identifiquei por enquanto. As pistas de laço são geralmente compostas de raias, com cercas simétricas que tem um ponto de partida e chegada. Em alguns pontos, notam-se forquilhas ou traves com objetos pendurados como argolas e outros materiais, estes para o cavaleiro provar a sua mira e destreza com  a lança.

As pistas também tem o seu momento de happy hour, contando com um cantinho para saborear um bom carneiro, cabrito e gado assados bem como para cair nos aperitivos regionais, a exemplo do bom conhaque batido, caninha com caju-anão e a salsinha-da-praia. A cervejinha não fica de fora.

Naquele final de festa esperado, sempre rola um forró sanfonado de tirar o fôlego, onde o cavaleiro escolhe a sua "peoa" para dar uns bons giros pelo salão, que muitas vezes é uma garagem de tratores ou insumos agrícolas. Nestas horas, muitas vezes quem é laçado é o peão...

São João da Barra vem ganhando notoriedade com tais eventos, tradicionais por excelência, preservando a imagem de um território que foi um dos maiores abastecedores de carne de gado para a cidade de Campos nos Séculos XVIII e XIX, bem como para a Família Real Portuguesa.

Esperamos sinceramente que as Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer bem como a de Cultura possam providenciar o tombamento como patrimônio Imaterial das cavalgadas e pistas de laço desta cidade, no propósito de agregarem mais valor ainda ao que temos de melhor neste município: as pessoas que participam destes eventos.

Foi uma cavalgada pacífica, ordeira e acima de tudo, histórica para a cidade! Parabéns