domingo, 18 de setembro de 2011

ROGER MALHARDES FOI LEMBRADO PELO JORNAL "O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS", NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO

Foto: Um palanque para Getúlio e Malhardes. Os dois tinham deixado o governo em 1945 e 1946 e o populismo do ex-ditador acabou ajudando a eleger Malhardes com 50% de votos a mais do que o segundo colocado, Oswaldo de Oliveira. A foto ilustra um dos comícios de Malhardes, em Canoas, e mostra, além do prefeito eleito, entre outros, o político que o sucederia, oito anos depois, em 1959, Omar Magalhães. Crédito : Jornal O Diário de Teresópolis, 17/09/2011. Acervo de Andre Pinto

O INESQUECÍVEL ROGER MALHARDES...

Quem é que não chegou a Conhecer em São João da Barra, o Roger Malhardes e a Dona Iorquiméa Malhardes (hoje com o nome dado à uma rua do Bairro Nova São João da Barra)?.

A linda casa que tinha entrada pela Rua dos Passos e pela Rua do Rosário, tinha um belo jardim com muitas roseiras e uma arquitetura eclética, era bastante visitada por parentes e amigos do casal.


Foto: A casa que pertenceu à Roger Malhardes fica na rua do Rosário, em frente à força e luz, em São João da Barra. Foto de Andre Pinto / Acervo.
Nas épocas das festas de "Santo Antônio dos Velhos", em São João da Barra, a varanda que dava acesso à força e luz e também ao atual "Bar Tô Muche" - ambos em em direção ao rio Paraíba do Sul - ficava cheia de senhoras e senhores, entre eles, a Tia Iorquiméa e o Tio Roger Malhardes.

Uma das marcas registradas do Tio Roger Malhardes em São João da Barra, era o seu veículo opala de cor bege, companheiro de muitas passeatas políticas e instrumento de trabalho.

Era muito legal ver o Tio Roger Malhardes, de mais de dois metros de altura, dirigir o "opalão" pela cidade.

A iniciativa do Jornal O Diário de Teresópolis foi muito feliz, pois resgatou um importante momento da história de Teresópolis e do país.

Deixo aqui um grande abraço à atual promotora de Teresópolis, Anaíza Malhardes, que tem se dedicado ao ordenamento e desenvolvimento desta bela cidade serrana e que precisa se levantar e voltar a figurar no cenário nacional como um dos melhores pontos turísticos de climas serranos.

Obs. O  Centro de Memória de Teresópolis guarda fotos, documentos e mobiliários pertencentes ao casal, destacando-se as cadeiras de madeira-de-lei em palha, da sala de jantar dos mesmos.