segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A MILÍCIA SANJOANENSE : CONTADA A HISTÓRIA EM GRAVURA...

Gravura: Uma embarcação subia o rio Paraíba do Sul, à noite, sob a suspeita de contar com negros revoltosos em seu interior, pessoas estas, que iriam invadir a Vila de São João da Praia. Desenho de Andre Pinto.


O DIA EM QUE A MILÍCIA PIROU!


O escritor sanjoanense, Fernando José Martins, nos conta em sua obra sobre a história de São João da Barra, de 1868, que certa vez a Vila de São João da Praia foi ameaçada de ser invadida por negros revoltosos vindos numa embarcação, lá das bandas de Gargaú, pela noite.

Avisados por um mensageiro, os milicianos sanjoanenses tocaram de casa em casa, se reuniram, pegaram suas armas como espingardas, revólveres, foices, pedaços de paus, etc e rumaram para a beira do cais onde acenderam uma fogueira e ficaram à espera do combate.

Depois de algum tempo em sentinela, uns milicianos viram de perto a embarcação se aproximar e descobriram que se tratava de um único escravo remando a embarcação e levando um monte de telhas "canal" para uma propriedade à montante do rio. Foi um "mico" histórico!

Só mesmo o nosso escritor Fernando José Martins para nos contar uma história dessas! Tive que fazer uma gravura!