domingo, 25 de julho de 2010

ATENÇÃO, PREPARAR, CÂMERAS, AÇÃO...

Foto: "Oficina do Nós" em trabalhos de filmagem em São João da Barra. Crédito da foto: Blog do Oficina do Nós. AO SOM DO CLAQUET !!!
O programa Ação, da Rede Globo de Televisão deste sábado, 24/07, apresentou o sucesso das oficinas cinematográficas do "QUERÔ", uma espécie de ONG que leva até às escolas as técnicas da cinematografia e fotografia, revelando muitos talentos e resgatando a cidadania estudantil. Ver um programa como este, nos deixam felizes e com a certeza de que o município de São João da Barra também caminha no rumo certo. Temos vários exemplos de sucesso sanjonanense no ramo de projetos cinematográficos e alguns deles até considerados revelações de jovens talentos. Além de São João da Barra ser um excelente local para set's de filmagem por causa de sua beleza natural, o próprio povo se envolve nas "histórias" e "Estórias" como foi na gravação do filme "O Quinze", de Raquel de Queiroz, que teve como ambiente de filmagem um vilarejo da localidade de Caetá, no próprio município sanjoanense e com figurantes da terra. Depois de rodar em Quixadá, no Ceará, 90% do filme "O Quinze", inspirado na célebre obra homônima de Rachel de Queiroz, a produtora Letícia Menescal escolheu a região de São João da Barra, no Norte Fluminense, para as cenas finais. ''Procuramos por todo país uma autêntica maria-fumaça. Optamos por um exemplar que estava em São João da Barra'', disse o diretor Jurandir Oliveira, acrescentando que o trem era aatração no Sesc Mineiro de Grussaí.
Foto: Trem Maria-Fumaça do SESC Mineiro de Grussaí. Foto extraída do Google busca.
Imagem: Matéria de jornal sobre filmagem de "O Quinze" em São João da Barra. Outro exemplo foi a filmagem de "Depois", da Nonada Filmes, onde o empresariado local e o governo municipal em muito ajudou na criação de cenários e outras tarefas. Para se ter uma ideia de envolvimentos, a cidade de Deodoro, em Alagoas, agora vive o sucesso de ter servido de cenário para as filmagens de "Odorico Paraguassú" e isso é muito legal para a comunidade, que mostra o seu local de origem, participa das filmagens e cria um nicho turístico mais forte. Hoje São João da Barra conta com um "celeiro" de jovens cineastas e alguns até tiveram exibidos os seus trabalhos em participações de festivais de cinema amador nos grandes centros. Um exemplo de sucesso é o "Observatório Humano Mar de Atafona" que tem arregimentado muitos bons jovens para a execução da sétima arte. Produções como "Maragado", "Lembra-te do Dia de Sábado" e "Tabuaçu" tem sido amplamente difundidos nas escolas municipais de São João da Barra. Muitos estudantes dessas escolas públicas tem participação efetiva na elaboração destes trabalhos espetaculares, se tornando atores amadores e se interessando por seus problemas locais. Há incentivos do governo municipal no que tange ao fomento de oficinas cinematográficas no Palácio Cultural Carlos Martins, bem como na realização dos concorridos "MOSCAS" - Mostra de Cinema Ambiental. O "Observatório Humano Mar de Atafona" realizou recentemente um interessante projeto denominado "CEAT FAZ CINEMA" e os estudantes do Colégio Estadual Alberto Torres produziram excelentes documentários que serão exibidos no segundo semestre deste ano letivo. São temas culturais, ambientais e sociais, onde a abordagem foi unicamente feita por estudantes com a supervisão de seus professores.
Imagem: Cartaz feito por estudantes sanjoanenses, da Mostra de Cinema Ambiental de Atafona.
Foto: Público presente às exibições do MOSCA, em Atafona.
Foto: Integrantes do "Observatório Humano Mar de Atafona" que são estudantes secundaristas.
O "Observatório Humano Mar de Atafona" também revelou um talento nato para o ramo de jovens cineastas sanjoanenses - Jéssica Felipe. Em concurso de nível nacional, Jéssica se classificou entre os quinze melhores jovens cineastas do país, para fazer um curso de um mês na TV Futura, no Rio de Janeiro. Sem condições financeiras para arcar com os custos da viagem, foi patrocinada pela Prefeitura Municipal de São João da Barra e hoje trabalha como "free lancer" na elaboração e edição de documentários e pensa em abrir uma mini agência de produção e editoração cinematográfica em São João da Barra, com apenas 16 anos de idade.
Foto: Jéssica Felipe segura a produção do documentário ambiental que a classificou para o curso da TV Futura.
Foto: Jéssica Felipe visitando o Projac com os jovens cineastas de todo o Brasil.
Também destacam-se as atividades cinematográficas do Grupo "Nós do Nós Filmes" e "Oficina do Nós". É um mesmo grupo ligado à uma importante ONG cultural do município chamada Grupo "Nós na Rua". Os integrantes deste grupo promovem oficinas de cinema e teatro e também exibições públicas de clássicos do cinema nacional e internacional, com sucesso de público e geralmente utilizando-se de um equipamento majestoso que é o Cine Teatro São João - reformado pelo governo municipal - que ainda preserva as suas máquinas de projeção alemãs do início do Século XX, uma de suas principais atrações . Foto: Thais e Marieta, da Produtora Cinematográfica Multinacional Nonada Filmes, com sede em Londres e no Rio de Janeiro, visitam o Cine Teatro São João, conhecem a máquina projetora Nietch, do início do Século XX e se encantam com o potencial cinematográfico de São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto. Enfim, quando vemos exemplos de sucesso na televisão ou outros quaisquer meios de comunicação onde identificamos também o mesmo sucesso de nossa terra, precisamos sim, fazer muito barulho! ATENÇÃO,PREPARAR, CÂMERAS, AÇÃO!

Nenhum comentário: