quinta-feira, 8 de julho de 2010

OLHARES ,CORES, SABORES, PERFUMES E FRAGRÂNCIAS DA CIDADE...

Uma foto inesquecível! O Beco do Araújo com as suas casas modestas provenientes do período do auge navegação fluvial em São João da Barra, onde também aparece na foto o Sr. Oscar, que era um andarilho conhecido da cidade e que teve recuperada a sua auto estima, foi operado, retomou os contatos com a família e teve de volta a sua cidadania resgatada. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto da antiga padaria Cintra tendo ao fundo o estreito Beco do Araújo. Crédito da foto: Andre Pinto.
Rua do Rosário: foto da antiga casa do inesquecível Roger Malhardes , que foi Prefeito da cidade de Teresópolis por quatro vezes e de Paulo de Frontim. É mais um ponto turístico da cidade.Crédito da foto: Andre Pinto
Antes do horário do almoço, se dá uma fugidinha no antigo "Beco do Araújo", um local ainda bucólico, de travessa estreita - feita ainda no tempo das grandes navegações fluviais do porto sanjoanense - admira-se o cais do Alecrim e o belo dia de sol que vem esquentando mais o mês de julho. Avista-se um canoeiro no Rio Paraíba do Sul, que passa pelo antigo trapiche e segue rumo à foz e as diferentes mãos se dão em acenos, mesmo sem se conhecerem. No retorno pelo mesmo "beco", ao maravilhoso cheiro açucarado que exala da fábrica familiar de doces caseiros, pára-se no estabelecimento de esquina do Everaldo "Everedy" e compra-se uma das melhores farinhas da região - amarelinha!. Aproveita-se o ensejo e em cinco passos se atravessa o beco para outro lado da mesma esquina e compra-se um punhado dos melhores aipins da região - já no final da safra- no estabelecimento do "Pedrinho do abatedouro de frangos". Com algumas sacolas de pequenas compras na mão e já se pensando no retorno pela Beira-Rio ou a muito antiga Rua do Rosário - que foi antigo atracadouro dos pranchões de corajosos pescadores e marujos- antes, dá-se uma parada na Casa de Cultura Zenriques para pegar o tradicional Jornal São João da Barra, do escritor Carlos Sá. Mesmo que ele esteja viajando, com a gentil esposa Germana, na sua "calçada da fama" se é recebido por uma linda árvore de capororoca já em flor e quase pronta para explodir (NoTupi-Guarani, 'capororoca' significa árvore que tem sementes que estouram) e pode-se ver também o espetáculo, se derramando pelos muros, de uma linda ramificação de bouganvilles roxos a brilharem com a luz do sol! São os olhares, as cores, os cheiros e os gostos que nem sempre temos a oportunidade de ver na nossa querida São João da Barra, por estarmos no corre-corre diário e por muitas vezes andarmos muito de carro!

Nenhum comentário: