sexta-feira, 23 de julho de 2010

UBATUBA-SP, TERÁ SEU V FESTIVAL DE OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS

OBSERVANDO A NATUREZA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Balneário de Ubatuba-SP promoverá de 10 de setembro à 04 de outubro de 2010 o seu V Festival de Observação de Pássaros. No "flyer" abaixo dá para se ter uma noção das espécies que serão vistas tanto por quem reside no local, como quem visita como turista ou como quem vai para fins científicos. Clique na imagem para ampliá-la.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente do Balneário de Ubatuba-SP, Cristiane Aparecida Gil Guimarães esteve participando recentemente em maio de importante evento em Portugal, na Sétima Conferência Binacional, que aconteceu em Seixal, na península de Setúbal e naquela oportunidade, fez contatos com o Secretário de Meio Ambiente de São João da Barra, Marcos Sá, com a Assessora da Secretaria Municipal de Educação Graça Vicente e com o Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental, Andre Pinto no propósito de estreitar relacionamentos na questão ambiental.
Foto: Secretária Municipal de Meio Ambiente do Balneário de Ubatuba-SP, Cristiane Aparecida Gil Guimarães. Dentro das propostas informais de parcerias entre este dois municípios de Estados diferentes, ficou combinado de que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba receberia os técnicos ambientais de São João da Barra durante o V Festival de Observação de Pássaros de Ubatuba para que conhecessem desde o processo de organização do evento, das suas questões burocráticas até as saídas de campo e palestras com fotógrafos renomados. Em contrapartida, a SEMASP receberá os técnicos ambientais de Ubatuba para conhecerem os projetos "Barca da Ciência" e "Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul", desenvolvidos pelo Espaço da Ciência e pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP. Cristiane Guimarães, quando da sua futura visitação à São João da Barra, deverá conhecer as lagoas do Açu, Salgado,Veiga, Iquipari, Grussaí e Taí e dará dicas de como se explorar melhor a questão da Observação de Pássaros. Este blog parabeniza a iniciativa que a Prefeitura Municipal do Balneário de Ubatuba-SP vem tendo com as questões ambientais e deseja que os laços de cooperação técnica sejam realmente levados à oficialidade entre os dois poderes executivos. A Natureza é quem sairá ganhando com essa aproximação. Como publicado anteriormente neste blog em diversas matérias, São João da Barra tem um excelente potencial para a prática do "Birdwatching", ou na língua portuguesa, Observação de Pássaros. O Projeto "Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul", desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, na sua última expedição do primeiro semestre, antes das férias escolares, trabalhou com os estudantes da rede pública municipal de ensino a questão da observação de pássaros na reservas de restinga do "Viana" e "Mata do São João", próximas à Cajueiro. O Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Balneário de Atafona, tem promovido, no período de verão, mini cursos de fotografia com vertente ambiental, que é um sucesso de público.
Foto: O Projeto "Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul", em São João da Barra, tem abordado a temática do "Birdwatching" com os estudantes das escolas públicas municipais.
O Mestre em Zoologia da UENF, Dr. Ronaldo Novelli, que tem vários estudos sobre a presença de pássaros migratórios no Delta do Rio Paraíba do Sul e nas Lagoas do Açu, Iquipari e Grussaí, pratica, por anos seguidos, o "Birdwatching" no território sanjoanense. Ele tem vários estudos realizados no campo da avifauna e também acredita que o nosso município tem um grande potencial para se tornar um roteiro internacional de Observação de Pássaros, atraindo muitos "gringos" para cá, vindos do Canadá, EUA e Europa, para conseguirem boas fotos. Foto: Até no centro da cidade de São João da Barra, se é possível ver os serelepes sabiás se banhando no Rio Paraíba do Sul.
Foto:Um pocaçu pousa na fiação do Horto Municipal de São João da Barra com regularidade.
Foto: Um gavião clicado na Praia de Atafona, por Paulo Noel.
Foto: Um gavião clicado na Praia de Grussaí, por Fabiano Seixas.
Foto: Uma garça em três versões, clicada no manguezal das ilhas de São João da Barra, por João Batista Rocha.
Veja aqui a lista de avifauna sanjoanense e migratórias levantada por Novelli http://andreambiental.blogspot.com/2008/02/observao-de-pssaros.html

Nenhum comentário: