Você certamente já ouviu e se perguntou como são feitas as plantas arquitetônicas de imóveis, projetos urbanísticos, além de design de produtos feito em três dimensões. Atualmente estes desenhos são feitos por programas chamados CAD’s , Computer Aided Design ou Desenho Assistido por Computador.

A atividade profissional do cadista consiste em elaborar desenhos de arquitetura e engenharia civil utilizando softwares específicos para desenho técnico, assim como podem executar plantas, desenhos e detalhamentos de instalações hidrossanitárias e elétricas e desenhos cartográficos, são feitos pelos comumente chamados de Cadistas.

Além da formação específica do software são exigidas competências que permitam interpretar projetos existentes, calcular e definir custos do desenho, analisar croquis e aplicar normas de saúde ocupacional e normas técnicas ligadas à construção civil, podendo atualizar o desenho de acordo com a legislação.

Para exercer a profissão de Cadista, comumente exige-se o Ensino Médio completo, além de uma profissionalização por meio de cursos livres ou escolas técnicas. Além desta formação Básica, já são oferecidos em forma de extensão universitária e até pós-graduação, para profissionais de Arquitetura, Urbaismo, Engenharia Civil, entre outros.

Os cadistas atuam principalmente no segmento da construção civil, em escritórios de engenharia e arquitetura. Podem atuar também no apoio a projetos paisagísticos e urbanistas. Podem também desenolver projetos 3D como móveis e outros produtos.