domingo, 20 de setembro de 2009

AS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS E SUAS CERTIFICAÇÕES EM PORTUGAL

Foto: Andre Pinto com sua mãe Cecília Pinto , no Parque das Nações, em Lisboa, tendo ao fundo os prédios certificados pela LiderA. Crédito da foto: Luiz Alberto Pinto. Estou fazendo um Curso de Auditoria Ambiental e Edificações Sustentáveis na Escola de Gestão e Contas, no Tribunal de Contas do Estado, em Niterói, e, tem-se debatido muito a questão de edificações públicas sustentáveis e como se fazer para implementá-las. Há no Brasil, inclusive, a implementação de uma Agenda Ambiental para Edificações Públicas denominada de A3p e que deve ser colocada em prática pelos gestores públicos. A Prefeita Carla Machado designou uma equipe para fazer este curso em Niterói, no propósito de capacitar os funcionários de carreira para implementação de medidas sustentáveis como economia de energia, mais espaços verdes nos ambientes, reuso de água, disposição de sistemas de gestão ambiental de resíduos cada vez mais eficazes, reciclagem de materiais utilizados pelo Poder Público e muito mais. O curso termina na próxima terça-feira que vem e haverá uma prova de classificação dos participantes, para que os mesmos obtenham os certificados. As Prefeituras que enviam seus funcionários para este curso, recebem pontuações e recomendações positivas por parte do TCE. Estão Participando do Curso: Marcos Sá, Izabel Gregório e Andre Pinto (todos da SEMASP).
Conheça um modelo de certificação sustentável sobre edificações limpas, abaixo:

O LiderA, acrónimo de Liderar pelo Ambiente para a construção sustentável, é a designação de um sistema de avaliação e reconhecimento voluntário da construção sustentável e do ambiente construído.

O Sistema LiderA: O sistema foi desenvolvido por Manuel Duarte Pinheiro, Doutorado em Engenharia do Ambiente, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura do Instituto Superior Técnico e Director da IPA - Inovação e Projetos em Ambiente, resultando dos trabalhos de investigação sobre sustentabilidade na construção e ambientes construídos, efetuados desde 2000, que levaram à publicação em 2005 da primeira versão e em 2007 das primeiras cinco certificações. O sistema destina-se (1) a apoiar o desenvolvimento de planos e projetos que procurem a sustentabilidade, (2) avaliar e posicionar o seu desempenho na fase de concepção, obra e operação, quanto à procura da sustentabilidade, (3) suportar a gestão na fase de construção e operação, (4) atribuir a certificação por marca registrada, através de verificação por uma avaliação independente e (5) servir como instrumento de mercado distintivo para os empreendimentos e clientes que valorizem a sustentabilidade. LiderA - Sistema de Avaliação da Sustentabilidade é uma marca registrada nacional, consistindo num sistema de avaliação da construção de níveis de desempenho ambiental numa ótica de sustentabilidade, que se comparam com diferentes valores de desempenho (A a E), os quais devem ser melhores que as práticas existentes (E). Se o desempenho comprovado pela verificação do LiderA atingir uma avaliação final da sustentabilidade das classes C, B, A, A+ ou A++, são certificáveis como bom nível de sustentabilidade o edificado ou os ambientes construídos. Como introdução à abordagem é de referir o livro sobre Ambiente e Construção Sustentável (2, 3 MB), publicado em 2006 pela Agência Portuguesa do Ambiente, da autoria do responsável do sistema LiderA, Manuel Duarte Pinheiro, que apresenta as abordagens, estratégias e critérios ambientais a considerar na procura da criação de um ambiente construído saudável, baseado nos princípios ecológicos. Este Livro introduz os principios da construção sustentável, com especial destaque para o edificado, onde se sugere um conjunto de critérios ambientais a considerar na procura da sustentabilidade na construção, incluindo a introdução ao sistema LiderA.
A atual versão do sistema LiderA (2.0) permite ser aplicada a diferentes escalas, desde o fogo/edifício aos espaços exteriores, foi apresentada no Congresso LiderA 09, em 28 de Maio de 2009, estando disponível uma sua explicação geral (ver). Na sequência da realização do congresso LiderA 09, realizado nos dias 27 e 28 de Maio de 2009 no IST, subordinado ao tema as "Oportunidades da Construção Sustentável" estão também disponiveis as apresentações efetuadas (ver). Fonte: www.lidera.info/

Nenhum comentário: