quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FUNCIONÁRIOS DA SEMASP DE SÃO JOÃO DA BARRA FAZEM CURSO DE AUDITORIA AMBIENTAL E EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS EM NITERÓI

O Gabinete da Prefeita Carla Machado designou a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente Marcos Sá e dos funcionários Andre Pinto e Izabel Gregório para fazerem o Curso de Auditoria Ambiental e Edificações Sustentáveis, na Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado, localizado no centro de Niterói, ocorrido nas duas últimas semanas.
A equipe da SEMASP, participou intensamente do curso, juntamente com outros gestores de municípios fluminenses e de próprios funcionários do TCE, no propósito de buscarem maiores informações sobre as licitações sustentáveis, otimização de energias, reuso de recursos naturais como a água e o descarte correto de resíduos produzidos na Administração Pública Municipal, bem como sua reciclagem. O curso deu noções importantes sobre a implantação da Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), outras medidas e recomendações do TCE para a adoção de práticas ecológicas e melhoria de qualidade de vida dos funcionários da Administração Pública, sociedade e respeito ao erário municipal. Terminada esta primeira fase de curso com uma puxada prova de avaliação de conteúdo, a equipe dará a continuação, em novembro, com a iniciação do Curso de Gestão Ambiental (SGA) no próprio TCE - ECG - Niterói. Os dados obtidos serão repassados para a equipe interna da SEMASP no propósito de se expandirem conhecimentos para outras secretarias de governo. Além das aulas teóricas, os participantes conheceram alguns prédios sustentáveis como o próprio MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, construído por Oscar Niemyer, cuja a eficiência energética e design são extraordinariamente considerados como exemplos mundiais.
Foto: O funcionário da SEMASP, Andre Pinto, faz visita técnica ao MAC e também admira o Turismo Pedagógico ( Alunos da rede pública Municipal de Niterói ao fundo) feito nas imediações deste prédio sustentável, onde a SEMASP desenvolve projeto parecido e com bons resultados.
Como é a energia do MAC ? Um acordo de R$ 1 milhão entre a concessionária Ampla e a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura/Fundação de Arte de Niterói, e o lighting designer Peter Gasper, viabilizou a revitalização de toda a iluminação do MAC. Entre as vantagens do projeto, Gasper dobrou a quantidade de lâmpadas usadas atualmente, sem aumentar em nada o consumo de energia, incluindo o museu no conceito mais moderno de eficiência energética nos padrões internacionais. Foi implantado um sistema ótico de altíssima qualidade, que obtém uma perfeita focalização com um facho de luminosidade intenso e que oferece perfeita reprodução de cores, fator essencial para museus, ambientes que abrigam obras de artes visuais. O projeto elaborado aumentou também o dinamismo da luz e valorizou o volume, além de enfatizar ainda mais a profundidade da obra arquitetônica de Oscar Niemeyer. Outro ponto alto do projeto é que foi adicionado ao sistema de iluminação tridimensional existente, um recurso visual que atuará na quarta dimensão: além de cumprir sua função de destacar as três dimensões - volumes e as formas do museu - a iluminação deverá apresentar suaves mudanças em seus contrastes, baseando-se em sucessivas oposições de claro/escuro. O que significa que o monumento que encanta o público durante o dia, também irá encantar o espectador durante a noite e poderá ser visto até do Rio de Janeiro. Toda a instalação elétrica do museu foi revisada, com a conversão do sistema para 220 V, o que irá possibilitar o uso de lâmpadas mais modernas e eficientes. Também foi utilizada a última versão de um equipamento especial criado por Peter Gasper em conjunto com a Pinakhoteke, que utiliza uma luminária em forma de esfera, que pode ser posicionada em qualquer ponto de um trilho metálico instalado no teto do museu, sendo que o foco da luz pode ainda ser direcionado para qualquer lado. Essa estratégia é possível graças ao modo de fixação dessa luminária esférica no trilho metálico, que utiliza um potente imã para unir essas duas partes, em substituição aos tradicionais ganchos, parafusos e afins.
Foto: Andre Pinto com o Assessor da Prefeitura Municipal de SJB, Ricardo Alves, em visita técnica no MAC - Niterói.

Nenhum comentário: