sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA É BERÇO DE ARTESÃOS AUTODIDATAS

Foto: A oficina ao "Ar livre" de "Zé Conhaque" é sucesso em São João da Barra. Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: As palhas utilizadas por "Zé Conhaque" são fibras naturais e carecem de muitos cuidados quando se reconstrói uma mobília. Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: A oficina atende aos pedidos em série e por ordem de chegada. Crédito da foto: Maysa Inês.
Foto: O cliente pode encomendar o restauro de mobílias e o atendimento pode ser à domicílio, se for agendado previamente com "Zé Conhaque". Crédito da foto: Maysa Inês. AS ARTES DO SANJOANENSE "ZÉ CONHAQUE"
São João da Barra se destaca por uma cultura rica e com traços de uma contínua tradição e costumes passados de pai para filho. Assim ocorre com a pesca, com a agricultura, com a pintura, com a escultura, com trabalhos artísticos nas escolas de samba, na construção civil e por aí se vai. Um desses exemplos sanjoanenses é encontrado na oficina ao "ar livre" da Rua João Francisco de Almeida, ao lado da Santa Casa, que é o trabalho de meu sogro José Jorge Gomes, conhecido carinhosamente por "Zé Conhaque", apelido dado por ter ele trabalhado na Fábrica de Conhaque de Alcatrão de São João da Barra por muitos anos - Conhaque do Milagre. "Zé Conhaque", um barbeiro de profissão, que é também pescador de final de semana, gosta de jogar, nas horas vagas, um "buraquinho" com os amigos, seja no Rotary Club de São João da Barra ou no "Bar do França", onde pega aquele fôlego para encarar muitas cadeiras, camas, mesas, armários e outras mobílias quase que centenárias, colocando-as novinhas em folha! O artesão "Zé Conhaque" já prestou serviços para muitas pessoas, principalmente veranistas que viam no seu trabalho, uma riqueza de detalhes e o compromisso de entrega a ser estritamente cumprido. "Zé conhaque" frisa: - Trato é trato, vale o combinado! Assim é o caráter do artesão autodidata, que aprendeu sozinho esta arte de empalhar e recuperar mobilias de madeiras-de-lei e outras peças. Para se ter ideía, as suas peças já foram compradas várias vezes pelo requintado historiador sanjoanense e admirador das belas artes, Fernando Antônio Lobato Borges além de outras personalidades que até "Zé Conhaque" esqueceu o nome. Ele frisa que: - Já tive proposta de restaurar várias mobílias do Batalhão de Polícia de Campos dos Goytacazes, mas rejeitei por serem muitas peças e aí eu não ia dar conta, pela pressa que eles queriam", afirma "Zé Conhaque". O restauro que "Zé Conhaque" faz nas cadeiras, mesas, estantes, armários, cadeiras de balanço, criado mudos, são dignos de elogios de quem passa pela oficina ao "ar livre". no centro da cidade de São João da Barra "Após os trabalhos de reparo feitos por "Zé conhaque", as peças são guardadas cuidadosamente para que no dia seguinte possam ser exibidas na calçada onde trabalha e tem uma pequena barbearia. Como grande parte dos sanjoanenses, "Zé Conhaque" é tricolor de carteirinha e quem sabe, um tricolor que precise consertar ou restaurar alguma mobília não consiga um desconto com ele? Quem quiser maiores contatos profissionais com "Zé Conhaque" é só contactar este blog no e-mail: anlupinto@gmail.com

Nenhum comentário: