quarta-feira, 17 de março de 2010

NOVELA "SINHÁ MOÇA", DA REDE GLOBO, RELATA A ESCRAVIDÃO, BEM COMO MENCIONADA NA OBRA DE JOÃO OSCAR INTITULADA "A SAGA DE UM HERÓI NEGRO"

Foto: Atores que fazem personagens escravos na senzala dão show de interpretação. Foto: A sanjoanense Zezé Mota é a "Bá", na novela Sinhá Moça.
A novela "Sinhá Moça" , reapresentada na TV Globo no horário da tarde, vem mostrando como era o tratamento feito aos escravos fujões, mostrando os castigos do tronco, os abusos dos senhores de engenho, a covardia dos capitães do mato, o movimento abolicionista através da imprensa, a produção de café , milho e outros produtos, bem como era a forma de casamento, onde o senhor de engenho escolhia o parceiro para suas filhas. Ver a novela "Sinhá Moça" da TV Globo é como se estivéssemos ao mesmo tempo vendo as histórias da escravidão contadas por João Oscar em seus livros "A Saga de Um Herói Negro" e também "Escravidão & Engenhos". Lembramos também da lenda contada por Carlos Sá "Duas Lendas sanjoanenses", que fala sobre o milagre do escravo "Benedito das flores" na região de Caetá, São João da Barra. Não podemos nos esquecer de "São João da Barra - Apogeu e Crise do Açucar no Norte Fluminense" de Paulo Paranhos, ex-diretor do Arquivo Geral do Tribunal de Justiça do Rio e que reside atualmente em Caxambú - MG e que retratou magnificamente a escravidão face à produção de açucar em Campos, S.J. da Barra e Quissamã. À propósito, a presidente do Conselho Municipal de Cultura de São João da Barra, Perila Rodrigues, irá realizar em breve uma reunião extraordinária para prestação de contas do atual mandato e os seus avanços na cultura sanjoanense, onde os conselheiros e entidades civis que estiverem presentes à mesma, receberão um exemplar do livro de João Oscar , "A Saga de Um Herói Negro", obra imortalizada pela Editora Francisco Alves. A data ainda será divulgada neste blog.

Um comentário:

Luiz alberto Rodrigues Pinto disse...

Sim, concordo, certamente ao estudar o ambiente para a novela, o diretor teve acesso a várias obras que retrataram a época, e assim, tomou contato com as prestigiadas obras de Joao Oscar, quais sejam: Escravidao & Engenho e A Saga de um Heroi Negro.