quarta-feira, 17 de março de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA NÃO PODE SER MAIS CONFUNDIDA COM BARRA DE SÃO JOÃO

CHEGA! Faço aqui meu desabafo!
Será que as pessoas que residem em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro não se dão conta de que São João da Barra é diferente de Barra de São João ? Quantas vezes ouvi me perguntarem se a minha cidade ficava na região dos lagos? Aí eu tinha que explicar, explicar e explicar mais uma vez! Não!!! São João da Barra é no Norte Fluminense, conhece? Antigamente eu falava: - É a terra do Conhaque de Alcatrão e do avanço do mar em Atafona, sabe onde fica? Me respondiam meio duvidosos: - acho que sim... Hoje eu falo com o peito cheio de orgulho: São João da Barra é o mais novo produtor de petróleo da Bacia de Campos e também abrigará um dos maiores portos privados do país e também é a cidade escolhida pela ONU-HABITAT para ser objeto de estudos de urbanização, conhece??? Quem não conhece, está precisando se reciclar, ler mais jornal, ver mais TV! Hoje, o mundo todo sabe onde fica São João da Barra, pôxa! Só um tapado ou um grupo de tapados para não saberem onde fica São João da Barra! Quando vejo gafes cometidas com o nome de São João da Barra eu fico "P" da vida. cito uns exemplos: - Quando dizem que São João da Barra é "Distrito" de Campos... - Quando dizem que S. J. da Barra é final de linha... - Quando dizem em relatórios de Licenciamento Ambiental que nós temos uma localidade chamada "Quixadá", a Cachoeira São Romão com piscinas naturais e as ruinas da ponte velha... - Quando dizem que o Barão do Rio Comprido nasceu no forte São João no Rio e não em São João da Barra... (absurdo!) - Quando erram o caminho, seja de caminhão de entrega ou ônibus de excursão e chegam em Barra de São João. Hoje ouvi pela Rádio Barra que muitos dos sanjoanenses que esperavam as conduções que vinham da Capital para a manifestação em "Defesa do Rio", ficaram ilhados no Largo Fernando José Martins , tudo por causa de confusão de alguns motoristas que acharam que São João da Barra era Barra de São João! Que Barra, hein!? Com o esquema todo pronto para a viagem , o jeito foi alimentar o pessoal ali mesmo e liberar o lindo movimento da espera dos ônibus, já pelo avançar do tempo e às más condições do clima.
Foto: A organização do evento, em SJB, estava de nota 10! O povo estava trajando a cor preta em defesa do Rio, havia alimentação suficiente para todos, o clima era bem familiar, mas os ônibus que vinham da Capital, sob a organizaçãodo Estado, erraram o caminho e foram parar em Barra de São João, na região dos lagos, segundo a Barra FM. Na foto estão as pessoas que iam para o Rio e que acabaram por receber o Kit alimentação, dado pela organização local do evento. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino.
Moral da história, muitos participantes não puderam ir à Candelária por causa desses sujeitos que não conhecem nada de rodovia e de geografia! Só um GPS mesmo para esses cabras! Mesmo assim, acho que iriam se perder... Deixo a minha sugestão então: Façamos uma campanha institucional ainda mais forte para reforçar a nossa marca enquanto município portuário, produtor de petróleo, turístico, pólo de pesca, e, se possível, coloquemos na entrada da BR 101, que dá destino à região dos lagos, uma placa bem grande, quase colossal, dizendo: "MOTORISTA: CHEGA DE CONFUSÃO E FARRA - SIGA A BR 101 E VÁ DIRETO À SÃO JOÃO DA BARRA!" Em tempo: Barra de São João é um local paradisíaco e com um povo bastante acolhedor! O meu pai, João Oscar, adorava passar algumas férias em uma pousadinha de praia bastante simples e sempre visitava conosco o túmulo de um dos maiores escritores do Brasil, Casimiro de Abreu, no alto de um morrinho, que tem uma igreja próximo ao mar. Boas lembranças...

2 comentários:

Erick Gaia disse...

André

Realmente isso me causa indignação por pessoas que tenham até um certo grau de instrução cometa este tipo de erro grave, ou quando chegam a cidade pra nos criticar pela falte de alguma infra estrutura que nós temos(pois nenhum lugar é perfeito).
Chega desta falta de informação, e aos que criticam, a porta da rua é a serventia da casa, sempre sobrevivemos sem vocês.

At.
Erick Gaia
Analista de Tecnologia

Anônimo disse...

há pessoas que não tem experiencia de entender a razão de que queremos dizer..essas pessoas são pelo contrario nao sabem o que dizem e o que pensam..só deus pra saber o que cada um tem na cabeça..