quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AS ESTRELAS BRILHARAM EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: O Secretário Municipal de Educação, Professor Antônio Neves juntamente com o Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente e Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Alex Firme, prestigiaram a palestra e a performance ambiental, nesta terça-feira. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP fez palestra sobre a vida e obra de Domingos Fernandes da Costa e apresentou performance ambiental da Diversidade Cósmica, no Cine Teatro São João.
Aproximadamente 300 alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), localizada no Centro da cidade, conheceram nesta terça-feira (14) a história do astrônomo sanjoanense que dá nome à instituição de ensino que estudam.

A diretora da Dofec, Ângela da Costa, ressaltou a importância do encontro para o resgate histórico mostrando para os alunos a necessidade do estudo para construção de um futuro melhor. “Temos que nos espelhar no exemplo de Domingos Fernandes da Costa, afinal todos nós possuímos capacidade de vencer na vida, basta ter força de vontade e perseverança”, disse Ângela em seu discurso.

Segundo o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, esse é o início de um trabalho de parceria com a secretaria de Meio Ambiente implantado com objetivo de difundir a cultura, resgatar a história do município, ajudar na construção intelectual do aluno, promover a discussão de questões relacionadas ao meio ambiente, além de criar no aluno o hábito de assistir peças teatrais no Cine Teatro São João.

O historiador André Pinto ministrou palestra sobre a vida de Domingos Fernandes da Costa, um astrônomo sanjoanense que participou em 1919 da expedição com o cientista Albert Einstein, ingleses e americanos, em Sobral, no Ceará, para acompanhar fotograficamente o eclipse do sol com a finalidade de comprovar a teoria da relatividade.

Foto de 1919 da cidade de Sobral, tendo na imagem os cientistas ingleses e americanos e entre eles, o sanjoanense Domingos Fernandes da Costa.

No momento que assistia à palestra a diretora Ângela recordou as palavras de sua avó Amélia Benevides, que morava na praia de Atafona. “Minha avó faleceu aos 103 anos e me lembro como se fosse hoje ela contando que na época do eclipse solar as pessoas correram para dentro de suas casas achando que era o fim do mundo. O céu ficou escuro, as estrelas brilharam mais forte, o mar ficou revolto, os galos cacarejaram fora do horário e as mulheres bateram panelas”, declarou.

Gravura do Jornal Londrino de 1919. A explicação do fenômeno observado por Domingos Fernandes da Costa e outros cientistas. Na imagem se vê em primeiro plano, o galpão onde os telecópios ficaram e ao fundo a igrejinha da cidade.

Ao término da palestra o técnico ambiental Luiz Henrique, e o assessor de Planejamento e Gestão Ambiental, André Pinto, apresentaram a peça teatral “Tudo é Relativo”, enfocando temas como a importância do ciclo da água no aquecimento global, biodiversidade e na base da cadeia alimentar, bem como a importância das matas no ciclo da água.

Foto: O ator Luiz Henrique "Lulu" interpretou o cacique representante dos povos da terra com sua cultura milenar e o ator Andre Pinto interpretou o personagem Blue-Zee, um extraterrestre que trouxe mensagens cósmicas, há milhares de anos luz da terra, da sustentabilidade interplanetária. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP

Foto: Blue-Zee, do planeta Nebulus 2361 (que tem três sois e duas luas), conversa assuntos transcendentais com o Cacique representante dos povos da Terra, no Cine Teatro São João. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Fonte: SECOM/PMSJB

Nenhum comentário: