quarta-feira, 29 de setembro de 2010

UM PRATO QUE PODERIA SER UM SUCESSO GASTRONÔMICO NA REGIÃO DO AÇU

Foto: Um prato à base de berbigões, que é uma culinária bem admirada no município de Seixal, em Portugal e que é muito abundante na Lagoa do Açu, em São João da Barra-RJ, Brasil. Foto extraída do livro "Sabores do Seixal - Gastronomia de um Concelho", página 16. AÇU PODERIA EXPLORAR O BERBIGÃO COMO UM DE SEUS PRATOS TÍPICOS? Em 2004, quando ainda estudava no Curso Técnico em Turismo feito pelo IFF, em parceria com a Prefeitura Municipal de São João da Barra, pude saborear pela primeira vez, os berbigões da Lagoa do Açu, no Quinto Distrito de São João da Barra. Lembro-me bem, que a nossa orientadora pedagógica, Ana Lúcia Bueno, havia feito até "cara feia", dizendo que eu podia me intoxicar com aquele fruto-do-mar. Quem aprovou a ideia comigo, foi a minha prima Marta Valéria, que também provou dos saborosos berbigões ou vôngoles, este último nome sendo mais utilizado na culinária nacional. Lembro-me também que a pessoa que preparou os berbigões para a gente, na Escola Municipal Chrisanto H. de Souza, foi uma das merendeiras, que não me recordo mais do nome, mas era uma senhora que já tinha uma intimidade muito grande com o preparo desta comida. Tempos depois eu fui ver o quanto o vôngole é apreciado pela culinária nacional e mundo científico. A Lagoa do Açu tem abundância de berbigões. A própria cientista da UNIRIO, Célia Maria, que esteve em São João da Barra algumas vezes para estudar a Lagoa Salgada, afirmou: O meu próximo trabalho científico será na Lagoa do Açu envolvendo a superpopulação de berbigões, afirmou. A verdade é que o berbigão é muito nutritivo também. Quem vai à Lagoa do Açu, nem imagina que o assoalho daquela lagoa está repleto de berbigões. Numa foto tirada por João Batista Rocha e que está em exposição no Palácio Cultural Carlos Martins, há a Lagoa do Açu repleta de berbigões, todos expostos ao sol por causa da abertura da barra. É uma foto lindíssima e chega a dar água na boca! Em termos de atrativos culinários e por que não dizer, turísticos, bem que a população do Açu podia pensar em fazer umas receitas à base deste bichinho bivalve. Seria um sucesso! Deixo aqui minha sugestão. BERBIGÃO À PORTUGUESA 1,5 KG DE BERBIGÃO 100 GRAMAS DE TOUCINHO 100 GRAMAS DE CHOURIÇO DE CARNE 3 COLHERES DE SOPA DE AZEITE 2 CEBOLAS 1 PIMENTÃO 2 DENTES DE ALHO 500 GRAMAS DE TOMATE MADURO 1 XÍCARA DE VINHO BRANCO 2 COLHERES DE SOPA DE VINAGRE lOURO , SAL, PIMENTA À GOSTO. MODO DE FAZER Lavam-se os berbigões e em seguida colocam-se algumas horas com água e sal para perderem a areia. Cortam-se o toucinho em pedacinhos e o chouriço em rodelas. Cortam-se as cebolas em meias luas, limpam-se os pimentões, cortam-se às tiras finas, picam-se os dentes de alho e os tomates em rodelas. Num tacho ou frigideira, vai ao fogo o azeite e o toucinho e quando começar a dourar junta-se a cebola, os pimentões, os alhos e o louro e deixa refogar. Quando a cebola estiver dourada, junta-se o chouriço, o tomate e a pimenta, deixando-se refogar até o tomate começar a desfazer-se, junta-se o vinho branco e o vinagre, deixando ferver por 3 minutos. Juntam-se então os berbigões bem escorridos. Sacode-se a frigideira para misturar bem e continua sacudindo a frigideira até o marisco estar aberto. Serve-se bem quente. É muito fácil essa receita! Taí uma dica para os quiosqueiros do Açu! A sugestão do nome do prato pode ser "Berbigão aos Sete Capitães"! Vai bombar!

Nenhum comentário: