segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA TEM PRODUTORES ADEPTOS DA AGRICULTURA ORGÂNICA

UM PARAÍSO VERDE NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BARRA!
Fotos: Fotografias tiradas na estufa do verdureiro sanjoanense, Luciano Machado, em Água Santa, sede deste município. Crédito das fotos: Pascoal Berto.
Luciano verdureiro - Um exemplo a ser seguido

De vez em quando, o nosso amigo do Blog, Pascoal Berto, visita a horta de outro amigo sanjoanense, o "Luciano verdureiro" na Água Santa, para comprar tomates e contemplar o belo trabalho feito num espaço inimaginável.

Pascoal, como excelente fotógrafo, teve então a ideia de tirar umas fotos e enviar para o Blog de Andre Pinto, com um resumo da vida de nosso amigo Luciano. Como se trata de um sanjoanense apaixonado pelas plantas, estamos assim, no mesmo barco. Me animei muito em publicar esta matéria!

UM BREVE HISTÓRICO

Luciano Machado da Silva, morava antigamente no sítio do Sr. Pastana e é filho do Sr. Gerval Ribeiro da Silva, família responsável pela administração do sítio.

Luciano cresceu aprendendo com o pai as práticas do cultivo de hortas no quintal de sua casa, no qual servia para complementar alimentação e renda extra, no auxílio familiar.

Hoje casado e com uma linda filha, Luciano mantém ainda a vontade de continuar se dedicando às plantas. Adquiriu um terreno perto de sua casa, na Água Santa, na Rua Artur Antunes de Almeida e está investindo na qualidade, se voltando para técnicas de plantações orgânicas.

Segundo Luciano, ele já implantou um sistema de irrigação e proteção com tela para combater as chuvas, fortes ventos e a ação do raios solares, investindo uma boa monta em materiais diversos.

As técnicas de plantio foram adquiridas com as experiências aprendidas com seu pai e por tentativas e experimentos.

“Sempre leio muito a respeito de cultivo de hortas, comprei uma coleção inteira de livros e DVD’S e estou procurando me atualizar, o ideal é se eu tivesse oportunidade de fazer um curso ou ouvir palestras e conselhos úteis de pessoas ligadas ao setor, enfim precisava de mais apoio. As vezes algumas plantas estão com algum tipo de fungo e por tentativa vou eliminando, o que causa perda de tempo”, afirmou o nosso amigo Luciano ao amigo Pascoal Berto.

Luciano tem orgulho em apresentar aos seus clientes os seus produtos, como verduras e hortaliças, sem agrotóxico. Uma outra vertente ambiental de Luciano é que ele, deixa seu carro em casa, guardadinho na garagem e vende os seus produtos de bicicleta, rodando toda a cidade, sem emitir quaisquer emissões de CO2. É uma forma de divulgar ainda mais a sustentabilidade de seus produtos.

“O tomate é muito procurado, não tem agrotóxico nenhum, mas a produção é limitada”, diz Luciano, já entendendo a economia de mercado através da oferta e procura.

ZONA URBANA PRODUZINDO ORGÂNICOS ? A horta do Luciano é localizada na zona urbana da cidade de São João da Barra, na Água Santa e está todas as manhãs aberta para vender as hotaliças frescas e sem quaisquer venenos. Se alguém quiser falar com ele pode usar o celular, sob o número 99441394. Ele atende com precisão aos pedidos feitos. Já pensou uma muquecada ao gosto de temperos verdes orgânicos? Tem muito mais sabor! O Blog de Andre Pinto já publicou matéria, tempos atrás, falando do crescimento de produtos orgânicos na cidade. Uma religião de origem oriental, que tem uma de suas sedes em São João da Barra, na Rua dos Passos, tem muitos adeptos da agricultura orgânica e tempos atrás estavam trazendo produtos orgânicos da Serra de Teresópolis, da propriedade rural do ator Marcos Palmeira, para serem vendidos por encomenda por aqui. A saída ainda é grande até hoje, segundo afirma o meu amigo pessoal, Vinicius Viana, que tem uma casa em Atafona e traz os produtos encomendados por sanjoanenses. Foto: Marcos Palmeira. Crédito: www.jornaldomeioambiente.org.br A boa notícia agora, é que nosso município também desperta para o concorrência dos orgânicos como a iniciativa do nosso amigo Luciano Machado da Silva. Mais um orgulho sanjoanense que preza pela qualidade de vida de seus semelhantes e tem visão de negócios sustentáveis! Parabéns amigo Luciano! Suas atitudes são exemplos a serem seguidos! SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ "DAY CAMP" NO HORTO MUNICIPAL NESTA QUARTA E QUINTA-FEIRA PARA MOSTRAR PRODUTOS SEM AGROTÓXICOS Para incutir a ideia da agricultura sem agrotóxicos no município, as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, farão nos próximos dias 22 e 23 de setembro de 2010, na parte da manhã, no horto Municipal da BR 356 - Estrada S.J. da Barra - Atafona, o "Day Camp" ou seja, o dia de campo, tanto com estudantes da Escola Municipal Amália Soares de Almeida, do Carrapicho, quanto do Colégio Santa Bárbara, da sede. (este último, segundo informações do técnico agrícola, Walmir Lopes Baldino). Na programação, acontecerão no horto atividades de ginástica laborativa para as crianças em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, palestras ambientais, coleta de verduras sem agrotóxicos e uma mini-gincana cultural. Deverá ser passado para os estudantes o curta-metragem, "João das Alfaces", uma produção muito animada da EMBRAPA. *Contribuiu para a matéria: Pascoal Berto

2 comentários:

Simões disse...

Bom dia amigo André!
Já nem me surpreende mais a grandeza das matérias publicadas em seu blog...Realmente o nosso amigo sanjoanense Luciano Machado está de parabéns por todo seu feito e responsabilidade com a qual cultiva seus legumes e hortaliças,e a atitude dele vender seus produtos também de bike, me fez lembrar nossa São joão da Barra a anos atrás,onde a maioria dos vendedores trabalhavam assim lembra? o Sr.cici na esquina do clube democrata vendendo seus coquinhos do mato,cambuím,siriguelas, e outras...tínhamos ainda o saudoso Benzinho com suas papas e pamonhas,onde hoje seu filho continua a tradição familiar o peixeiro e o padeiro também que nos acordava com o grito de "É QUENTE MESMO",então, mas o tempo foi passando o progresso chegando e tudo mudou,porém a iniciativa do Luciano é fundamental para a nossa saúde,e deixo aqui o meu apelo as autoridades que queiram ajudar a esse amigo que faça já,pois ele é "GENTE QUE FAZ",e para você amigão sucesso sempre e boa sorte... forte abraço Alexandre Simões.

Unknown disse...

Caros André e Pascoal,
Parabéns pelo matéria e fotos,eu pude matar saudades vendo,lendo sobre o Luciano e coisas de SJB.
Na verdade,o Luciano tem o melhor tomate de SJb, e um grande talento também.
Parabéns ao Pascoal por suas fotos.
Parabéns ao Alexandre Simões pelo comentário e lembrarmos do padeiro gritando é Quente Mesmo é bom demais.
Abraços a todos,
P.S: Nas cidades grandes,"Pão quente mesmo ", somente se for no micro ondas.
Paulo Marcos.