sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DRM-RJ CONCRETIZA SOLICITAÇÃO DA ONG COCIDAMA COM INCLUSÃO DA LAGOA SALGADA NO PROJETO "CAMINHOS GEOLÓGICOS"

A Placa do projeto "Caminhos Geológicos" do DRM-RJ, que ficará próximo à Lagoa do Salgado. As comunidades do Açu, Mato Escuro, Alto Cardeiro e Capela São Pedro vão receber instruções da ONG COCIDAMA para projeto de atendimento ao turista e geração de renda. Clique na imagem para ampliá-la.
DRM ATENDE À ONG COCIDAMA O blog de Andre Pinto recebeu, em primeira mão, a notícia vinda da Coordenadora Geral do Projeto "Caminhos Geológicos", Dra. Kátia Mansur, de que a Lagoa do Salgado ou Lagoa Salgada, foi incluída no referido projeto, com importantes parcerias.
A boa notícia reforça a tese de que os contatos feitos, anos atrás, por Andre Pinto e outros colegas junto ao Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - quando diretores da ONG COCIDAMA - surtiram efeitos positivos. Segundo Andre Pinto, a Kátia Mansur vem monitorando também o trabalho feito pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, que desenvolve o Projeto "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio", levando estudantes para aulas ambientais ao ar livre, com temas sobre a formação do planeta terra através dos microorganismos encontrados na Lagoa Salgada, no quinto Distrito de São João da Barra.
Este é mais um marco do trabalho de um grupo de amantes da natureza, através da ONG COCIDAMA, para a preservação de um sítio geopaleontológico ímpar no Brasil e América Latina, afirmou Alex Firme, que já foi um dos diretores da ONG COCIDAMA. Bruno Costa, jornalista e promoter cultural, que também já foi diretor da ONG COCIDAMA, entrou em contato por várias vezes com o cientista da UFRN, Narendra Srivasta, que foi o primeiro a mapear a Lagoa Salgada, via satélite e obeve importantes informações sobre a mesma. Nesta felicidade toda, temos vários autores da busca deste sucesso alcançado, durante alguns anos de luta, como o Professor Roberto Moraes, o escritor sanjoanense Carlos Sá, o locutor Gerson Lopes, ONG COARAÇU, o jornalista João Noronha e muitos outros participantes. A Dra. Kátia Mansur se reunirá com Andre Pinto e Alex Firme, no mês de outubro próximo no sentido de formalizarem uma parceria para ampliação dos trabalhos de educação ambiental sobre a Lagoa Salgada nas escolas da região. O Projeto já foi esboçado pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP que terá a sua gestão feita em parceria com a ONG COCIDAMA. Breve Histórico A ONG COCIDAMA foi fundada em 2004 e já fez muitas atividades em prol do Meio Ambiente sanjoanense. Muitas exigências de medidas compensatórias e mitigadoras relacionadas aos empreendimentos voltados ao Porto do Açu, são provenientes das indicações da ONG COCIDAMA , que sempre participou ativamente das audiências públicas locais e regionais. A COCIDAMA foi reconhecida com entidade de utilidade pública municipal.

Nenhum comentário: