sexta-feira, 24 de setembro de 2010

COLÉGIO SANTA BÁRBARA PARTICIPOU DO DIA DE CAMPO, NA SEMANA DA ÁRVORE , EM SJB

Foto: O Professor José Renato, da Academia ao ar livre, fez descontraído aquecimento para os estudantes do Santa Bárbara, antes da tarde no campo, no Horto Municipal de SJB. Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: O Técnico Agrícola Walmir Lopes Baldino (de camisa verde) junto com o Secretário Municipal de Agricultura, Osvaldo Barreto, animando a criançada antes da entrada no Horto Municipal de SJB. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: As crianças conheceram os tanques de psicultura da tilápia e puderam ver os peixes se alimentarem com ração. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino .
Foto: As crianças passearam no Bosque dos cajus-anão e aprenderam mais sobre esta fruta nativa de sabor inigualável. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Walmir Lopes Baldino mostra a plantação de batatas-doce às crianças. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Estudantes sentem os cheiro e o gosto da cebolinha, no Horto Municipal de São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: Um tour pelas hortaliças fresquinhas do Horto Municipal de São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: As descobertas na estufa foram muitas. Crédito da foto: Andre Pinto.
O Colégio Santa Bárbara participou, nesta quinta-feira, de mais uma edição do "Day Camp" promovido no Horto Municipal de São João da Barra, pelas Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Lazer. A criançada chegou ao Mercado Municipal da BR 356 às 14 horas e teve uma gostosa ginástica de descontração com o Professor José Renato, da academia ao ar livre, de São João da Barra. O Secretário Municipal Osvaldo Barreto também esteve recepcionando as crianças e as professoras do Santa Bárbara e fez muitas atividades de campo com as mesmas. Animado, o Secretário Osvaldo Barreto assistiu ao filme de "João das Alfaces" e depois conduziu os estudantes pelos tanques de psicultura da tilápia e pelo bosque de Cajus-anão. As crianças adoraram ver o alvoroço dos peixes se alimentando de ração, disse Osvaldo Barreto, afirmando também que abrirá novos tanques para outras espécies, inclusive para repeixamento do Rio Paraíba do Sul. Walmir Lopes Baldino, Técnico Agrícola do Horto Municipal de São João da Barra também ia explicando para as crianças o que cada canteiro plantado representava naquele importante espaço e afirmava que a terra era sempre bem cuidada para que produzisse o que há de melhor à nossa mesa. Andre Pinto, do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, também contou algumas historinhas da fazenda e as crianças gostaram do que ouviram, aprendendo a importância da cooperação e trabalho em equipe. No viveiro de mudas as crianças aprenderam com Walmir a identificarem algumas espécies de plantas e em seguida também participaram da experiência do tato e olfato ao tocarem nas mudas de eucalipto que exalavam um forte cheiro. Muitas crianças ficaram perplexas com tamanha força das mudas de eucalipto em exalarem tanto cheiro forte. Uma das crianças disse: - mamãe usa um detergente com esse cheiro! As crianças viram os plantios de pimenta, cebolinha, salsinha, couve, tomate além de frutíferas como mamão e laranja. Foi um dia diferente onde o campo e as crianças saíram ganhando. Segundo uma das professoras afirmou, a direção da escola participará de um plantio no SESC Mineiro de Grussaí para as próximas semanas e tem trabalhado muito o tema de sustentabilidade. A Equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP fará uma palestra no Santa Bárbara em breve, talvez com uma pequena peça teatral. O Secretário Municipal de Agricultura, Osvaldo Barreto, afirmou que trará muito mais benefícios com projetos para o Horto, projetos estes, que estão em andamento e que num futuro próximo, as escolas e a comunidade em geral terão o local como um centro de vivências. Estas duas atividades do "Day Camp" fizeram parte de uma data especial que foi a semana da árvore. Num futuro próximo, as escolas poderão agendar com frequência as visitações, completou. Justificar

Nenhum comentário: