quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA NO CAMINHO DA VALORIZAÇÃO DE SEUS DOCUMENTOS HISTÓRICOS

FOTO: O atual Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Antônio Neves, meses atrás fez reunião com representantes da Secretaria Estadual de Cultura, no Palácio Cultural Carlos Martins. Um dos pedidos do historiador Andre Pinto, foi a criação de um curso de "Conservação de Documentos Históricos" pela SEC-RJ. Crédito da foto: SECOM/PMSJB.
Foto: Do lado esquerdo: De costas - está Dona Neuza (bibliotecária), Ana Cristina (bibliotecária da Sec. Estadual de Cultura), Lucienne Figueiredo (Museóloga da Sec. Estadual de Cultura), Professor Antônio Neves (Secretário Municipal de Comunicação), Wilson de Oliveira (Diretor do Cine Teatro São João) e José Augsto Pieroccini (artista plástico do Palácio Cultural); Do lado Direito: Sr. Ivo (Centro Cultural Narcisa Amália), Perila Rodrigues (Diretora do Centro Cultural Narcisa Amália), Andre Pinto (Guia em Turismo Regional), Vânia Pantoja (Diretora da Estação das Artes Derly Machado), Geraldo "Branco" (Diretor de agremiação carnavalesca) e Bruno Costa (Jornalista) VIDA LONGA AOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS DE SJB! O município de São João da Barra, participará nesta quinta e sexta-feira, 29/09 e 1º/10, do curso "Conservação de Documentos", promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, através do Sistema Estadual de Museus. O curso, que é gratuito, prevê a capacitação de pessoal, principalmente funcionários públicos municipais e estaduais, para saberem lidar com o trato e conservação de documentos e obras raras, documentos históricos relevantes e outros materiais de importância histórica. Também prevê a disseminação de utilização de equipamentos de proteção individual e técnicas básicas de arquivamento de documentos históricos, como adequação de espaços para exibição ao público. Em várias prefeituras existem documentação relevante, mas não tem pessoal habilitado para o manuseio e conservação, daí a importância deste curso, para poder disponibilizar às instituições públicas, melhores condições da salvaguarda de seus arquivos históricos. O curso tem a duração de dois dias e a sua realização foi uma das solicitações feitas por Andre Pinto - funcionário público municipal e historiador de SJB, em reunião no Palácio Cultural Carlos Martins, meses atrás, juntamente com o atual Secretário Municipal de Educação, Professor Antônio Neves (na época, como Secretário de Comunicação), momento pelo qual receberam as visitas da Museóloga Lucienne Figueiredo e da bibliotecária Ana Cristina, ambas representantes da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.
Além de São João da Barra, que terá o funcionário Público Andre Pinto como seu representante, participam também do curso outros municípios, com preocupação histórica, como:
Bom Jardim : Joanna Helena da Silva e Mª do Carmo E. Frerie (02); Cabo Frio : Evelise R. Silva e Regina Francisca de O. Costa (02); Cachoeiras de Macacu : Élisson R. Silva e João F. de Oliveira(02); Itaperuna : Liliana M. da Silva (01); Maricá : Marcia Ferreira Netto e Oneide Braga (02); Nova Friburgo : Maíra Brêtas (01); Nova Iguaçu : Daniele S. de Farias (01); Rio Bonito : Anercília da C. Martins e Dawson N. da Silva (02); Rio de Janeiro : Ana Cristina P. Fernandes e Eliane M. de Souza (02); Seropédica : Glauce Cristina da C. Silva (01); Silva Jardim : Claudia Regina P. da Silva e Míria F. Lopes (02); Teresópolis : Camila do C. Tatagiba (01);

Nenhum comentário: