sábado, 18 de setembro de 2010

ESCOLA MUNICIPAL AMÁLIA SOARES DE ALMEIDA, DA LOCALIDADE DO CARRAPICHO, PARTICIPARÁ DO "DAY CAMP" NO HORTO MUNICIPAL DE SJB

SEMANA DA ÁRVORE TERÁ MUITAS ATRAÇÕES EM SJB
As Secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e de Transportes, todas em parceria, farão vários eventos na semana da árvore, em São João da Barra. O dia da árvore é comemorado todo ano no dia 21 de setembro, mas em São João da Barra as comemorações desta data se extenderão por todos os dias da próxima semana com atividades voltadas para plantio de espécies nativas, distribuição de mudas, palestras e gincanas culturais. A empresa União Norte Fluminense também participará como parceira nos eventos da próxima semana, dando apoio logístico e operacional aos trabalhos de distribuição de mudas e plantios. No dia 21 de setembro, ápice do evento, haverá a distribuição de mudas frutíferas em vários pontos da cidade para a comunidade em geral, bem como haverá plantio dirigido com os estudantes da Escola Estadual Admardo Alves Torres, de Grussaí, em parceria com o Instituto Terra e SEMASP. Foto: Marcos Sá (esquerda), Secretário Municipal de Meio Ambiente de S. J. da Barra, distribuindo mudas frutíferas para a comunidade. Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: Muitos estudantes já levaram mudas de frutíferas para casa, nas campanhas de distribuição e plantio de árvores da SEMASP. Foto: Adrião Gaiato - da SEMASP, no ano passado fez a distribuição de mudas para estudantes da Escola Estadual João Coelho da Silva, em Sabonete. Foto: Estudantes e pessoal de apoio, aderiram à campanha do plantio de frutíferas nas escolas. DAY CAMP NO HORTO MUNICIPAL Os estudantes da Escola Municipal Amália Soares de Almeida, do bairro do Carrapicho, participarão do "DAY CAMP" no Horto Municipal de São João da Barra com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura . O "Day Camp" (dia do Campo) já foi realizado, tempos atrás, pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP e a Equipe do Horto Municipal com a UNITEI e foi um verdadeiro sucesso, afirmou o Sub-secretário de Meio Ambiente Alex Firme. No Horto Municipal, tanto crianças como jovens e adultos, ficam encantadas com a produção de vegetais sem o uso de agrotóxicos e o local é muito aprazível para se fazerem relaxamentos, meditações, caminhadas e contemplar a natureza, completou.
Foto: Os estudantes da UNITEI, quando participaram do "DAY CAMP" colheram os cajus anão precoces no Horto Municipal. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: A Gincana dos Bilhetes do Tesouro - Os estudantes da Unitei saem em busca dos cajus premiados no belo espaço do Horto Municipal. Crédito da foto: Andre Pinto - SEMASP. Na programação do "Day Camp" estão previstas atividades voltadas à ginásticas de relaxamento para as crianças, professoras e demais presentes; caminhadas no horto; plantio de espécies frutíferas; distribuição de mudas nativas; exibição do curta-metragem "João das Alfaces", produzido pela Embrapa, além de uma gincana cultural no interior das instalações do horto.
Foto: O Horto Municipal de São João da Barra vem produzindo vegetais sem agrotóxicos e que servem para a merenda escolar. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Secretaria de Agricultura.
Foto: Estudantes da Escola Municipal Amália Soares de Almeida conhecerão o Horto Municipal de São João da Barra na próxima semana. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Secretaria Municipal de Agricultura. CAMINHOS CIENTÍFICOS DO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, na semana da árvore, fará mais uma viagem na escuna científica "Rio Sol" com escola da rede pública municipal, ainda a ser agendada com a Secretaria Municipal de Educação. No "Diário de Bordo" da embarcação, está o roteiro da Praia Fluvial do Viana, onde os estudantes farão uma descida estratégica para se fazer um plantio simbólico nas marges do Rio Paraíba do Sul. Também haverá uma divertida atividade de coleta das sementes das árvores de "sabonete" e das sementes da árvore de piabanha, para serem levadas ao Horto Municipal de São João da Barra para serem reproduzidas mudas em viveiros apropriados.
Foto: A curiosidade dos estudantes já é aguçada logo no embarque da escuna ambiental. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Técnico Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura de S.J. da Barra.
Foto: Desembarque nas imediações do Viana, em São João da Barra. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino.

Nenhum comentário: